TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA DIREITOS HUMANOS

Monografias: AVA DIREITOS HUMANOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  645 Visualizações

O presidencialismo é um sistema de governo em que o presidente é o Chefe de Estado e de Governo. Este presidente é o responsável pela escolha dos ministros; ele exerce o poder executivo, enquanto os outros dois poderes (legislativo e judiciário) possuem autonomia. O Brasil é uma República Presidencialista deste 1889, quando ocorreu a Proclamação da República. Já Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo (parlamento) oferece a sustentação política (apoio direito ou indireto) para o poder executivo. Logo, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também para governar. No parlamentarismo, o poder executivo é, geralmente, exercido por um primeiro-ministro (chanceler).

A vantagem do sistema parlamentarista sobre o presidencialista é que o primeiro é mais flexível. Em caso de crise política, por exemplo, o primeiro-ministro pode ser trocado com rapidez e o parlamento pode ser destituído. No caso do presidencialismo, o presidente cumpre seu mandato até o fim, mesmo havendo crises políticas. O parlamentarismo só existiu no Brasil entre 7 de setembro de 1961 e 24 de janeiro de 1963, durante o governo do presidente João Goulart eleição.

Acredito que na atualidade o regime parlamentarista seja o melhor. Num regime parlamentarista o primeiro ministro não precisa fazer essas alianças que vemos por aqui para conseguir a tal governabilidade. Além disso, se fôssemos parlamentaristas, no primeiro escândalo o governo cai, não é preciso esperar até a próxima.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com