TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aaaaa

Trabalho Escolar: Aaaaa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Paulo Freire no livro: Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários á prática Educativa, nos mostra que formar alunos é muito mais que do que depositar conhecimento é o aproveitamento do que o aluno trás de seu cotidiano em sua comunidade, para o convívio escolar.

Onde o profissional da área da educação deve ter o espírito critico, ético, coerente que deve estar presente na prática educativa. Devendo ser sem interesse lucrativo, ou seja, o professor deve lecionar por amor e por querer ser uma pessoa mais atuante numa sociedade, pois assim ele irá estar influenciando em vidas e podendo ser a sua influencia construtiva ou destrutiva, dependendo modo que agir.

Para que isso ocorra o educador deve ir a busca de novos conhecimentos, ter vontade de aprender mais para se aprimorar, deve demonstrar interesse em sempre estar se atualizando e assim contribuirá cada vez mais no seu trabalho de formação de indivíduos, pois, para Paulo Freire o homem e a mulher são capazes de aprender demonstrando alegria e esperança se esses formem estimulados, na convicção de que a mudança é possível.

Aprender é uma descoberta criadora, com abertura ao risco e á aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina.

O ensino é muito mais que uma profissão é uma missão, ele exige variados saberes no seu processo dinâmico de promoção da autonomia de todos os educandos, ou seja, o educador deve estar preparado para que em qualquer momento o aluno possa perguntar ou demonstrar interesses na atividade que estiver sendo proposta para ser trabalhada, sem deixar o aluno constrangido frente de seus condiscípulos, dando espaço para que o mesmo possa perguntar ou expor sua idéia em determinado assunto.

O professor promove a inclusão de todos os alunos e alunas numa sociedade letrada, ou seja, ele promove uma ponte de libertação e autonomia de ser pensante e influente no seu próprio desenvolvimento. Com isso o indivíduo passa a poder ter um papel mais atuante em sua sociedade, podendo assim ter o direito de escolha com maior lucidez, pois o indivíduo que depende de outras pessoas para que leiam para eles em seu cotidiano, não consegue assim expor sua necessidade e seu pensamento com maior facilidade.

Segundo Freire, a sociedade é composta por homens e mulheres, então na sociedade os seres atuantes são homens e mulheres, profissionais como, por exemplo, os professores e as professoras, a educação não depende somente do professor (homem), mais de todo os indivíduos que fazem parte de uma sociedade, a mulher também tem um amplo papel na sociedade, pois nesta profissão existem muitas mulheres que se tornaram bastantes influentes na área da educação. Então devemos tratar todos as pessoas como iguais todos têm o seu papel na sociedade em que vivem, e assim são seres insubstituíveis, todos são necessários no processo de formação do individuo.

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA

Páginas

Citações

22

A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação teoria/prática sem a qual a teoria pode ir virando blablablá e a prática, ativismo.

24/25

... quanto mais criticamente se exerça a capacidade de aprender tanto mais constrói e desenvolve o que venho chamando "curiosidade epistemológica", sem a qual não alcançamos o conhecimento cabal do objeto.

28

O professor que pensa certo deixa transparecer aos educandos que uma das bonitezas de nossa maneira de estar no mundo e com o mundo, como seres históricos, é a capacidade de, intervindo no mundo, conhecer o mundo.

29

Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.

32

Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos.

35

Faz parte do pensar certo o gosto da generosidade que, não negando a quem o tem o direito à raiva, à distingue da raivosidade irrefreada.

38

O saber que a prática docente espontânea ou quase espontânea, "desarmada", indiscutivelmente produz é um saber ingênuo, um saber de experiência feito, a que falta a rigorosidade metódica que caracteriza a curiosidade epistemológica do sujeito.

39

... o pensar certo que supera o ingênuo tem que ser produzido pelo próprio aprendiz em comunhão com o professor formador.

41/42

A questão da identidade cultural, de que fazem parte a dimensão individual e a classe dos educandos cujo respeito é absolutamente fundamental na prática educativa progressiva.

42

A experiência histórica, política, cultural e social dos homens e das mulheres jamais pode se dar "virgem" do conflito entre as forças que obstaculizam a busca da assunção de si por parte dos indivíduos e dos grupos e das forças que trabalham em favor daquela assunção.

43/44

... quase exclusivamente do ensino dos conteúdos, ensino lamentavelmente quase sempre entendido como transferência do saber. Creio que uma das razões que explicam este descaso em torno do que ocorre no espaço-tempo da escola, que não seja a atividade ensinante, vem sendo uma compreensão estreita do que é educação e do que é aprender.

45

O que importa, na formação docente, não é a repetição mecânica do gesto, este ou aquele, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo, da insegurança a ser superada pela segurança, do que, ao ser "educado" vai gerando a coragem.

47

Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção.

47

... ensinar não é transferir conhecimento – não apenas precisa de ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser- ontológica, política, ética, epistemológica, pedagógica, mas também precisa de ser constantemente testemunhado, vivido.

48

Ao falar da construção do conhecimento, criticando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com