TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aasas

Pesquisas Acadêmicas: Aasas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

sdsdsdAlguns exemplos possíveis de stakeholders de uma empresa são:

Acionistas

Donos

Investidores

Empregados

Fornecedores/subministradores da empresa

Sindicatos

Associações empresariais, revolucionais ou profissionais

Comunidades onde a empresa tem operações: associações de vizinhos

Grupos Normativos

Governos municipais

Governos estatais

Governo federal

ONGs

Concorrentesrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Disambig grey.svg Nota: interveniente redireciona para este artigo. Para outros conceitos, veja Intervenção.

Stakeholder (em português, parte interessada1 ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como gestão de projetos, administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

O termo foi usado de forma mais ampla2 pelo filósofo Robert Edward Freeman3 . Segundo ele4 , os stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.

De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização )5 .

O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes pode possuir um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.

Uma organização que pretende ter uma existência estável e duradoura deve atender simultaneamente as necessidades de todas as suas partes interessadas. Para fazer isso ela precisa "gerar valor", isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total

Imprensa

consumidores

(1) fonte: site IBGC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com