TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adimax

Tese: Adimax. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Tese  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Adimax

Os cachorros são muito mais suscetíveis ao calor do que nós, humanos. Isso porque além da pelagem abundante, os cães não possuem as glândulas de suor dispersas pelo seu corpo . A perda de calor do corpo para o ambiente nesses animais fica restrita à região dos interdígitos (entre os dedos) e trato respiratório superior (boca e nariz, pelo resfriamento do ar).

Além de ficarem mais sensíveis durante o calor, existem alguns problemas típicos da estação do ano que necessitam cuidados. E são eles:

Problema 1: Desidratação

Para evitar problemas de desidratação, é recomendável redobrar a oferta de água para os animais em períodos mais quentes. O ideal é que sejam colocadas vasilhas de água fresca em diversos pontos da casa ou do ambiente em que o cachorro vive. Filhotes merecem atenção especial nesse aspecto, pois, desidratam com muita rapidez, comparado com um cachorro adulto.

A desidratação pode provocar, além do mal estar, a diarréia, o vômito, coceiras, problemas de pele, dificuldade de respirar e gastrenterites agudos. Um cachorro que demonstre quaisquer desses sintomas deve ser encaminhado ao veterinário imediatamente.

Problema 2: Insolação

A insolação, também conhecida como heat stroke ou superaquecimento, é um quadro comum após exercício intenso sob o sol ou em casos de cães deixados dentro do carro em dias quentes. Os principais sintomas são: respiração ofegante, prostração e até mesmo diarréia com sangue e/ ou urina escurecida.

O cão que está com insolação deve ser levado imediatamente ao médico veterinário para receber terapia intensiva. Não é indicado colocar gelo sobro o corpo do cão. A medida mais adequada é mantê-lo em ambiente refrigerado até que a assistência médica seja providenciada.

As raças mais predispostas são os braquicefálicos (de focinho achatado, como o Bulldogue Inglês, Pug, Boxer) e os cães de pelagem densa (São Bernardo, Bernese Mountain Dog).

Problema 3: Queimaduras

Além do perigo do heat stroke, passeios em horas quentes do dia podem ocasionar queimaduras nos coxins, as “almofadinhas” dos pés. Os coxins são os “sapatos naturais” dos cães e, apesar de resistentes a muitas adversidades, eles estão sujeitos a lesões por altas temperaturas, principalmente se tratando de asfalto quente.

Cães com pelagem branca podem sofrer queimaduras de sol, principalmente nas pontas das orelhas e no focinho. O uso de protetor solar nessas regiões é indicado, já que com a exposição prolongada, o risco de alguns tipos de câncer de pele aumentam nesses animais.

Problema 4: Pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas que se tornam mais ativos em períodos mais quentes do ano. As pulgas passam a maior parte do seu ciclo de vida no próprio cão, porém depositam seus ovos no ambiente onde o animal vive, tornando fundamental que o cachorro utilize antipulgas e, em caso de exposição a pulgas, o ambiente seja dedetizado.

Já os carrapatos passam o dia sobre o cão, alimentando-se do sangue. Durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com