TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Dados

Casos: Adm De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS

ATPS ETAPA 1

Aula tema: Conceitos de Data Warehouse. Projeto Data Warehouse + CRM Ambiente de Data Warehouse.

Esta atividade é importante para que você compreenda o conceito de Data Warehouse e suas funções como “repositório” de informações. Nesta etapa deverá ser feito o levantamento conceitual de Data Warehouse e sua estrutura de operação.

Para realizá-lo é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1.

Elaborar um descritivo, em no máximo 1 página, em que definam o conceito de Data Warehouse. Desenvolver a definição com base em sua estrutura em camadas, situação que se torna útil sua utilização e a importância que possui no ponto de vista da gestão de negócios e tomada de decisão.

O Data Warehouse é um sistema de computação que da a possibilidade de analisar grandes volumes de dados, funciona como um depósito de dados digitais que serve para guardar informações detalhadas relativas à atividade de uma empresa, criando e organizando relatórios através de históricos que são depois usados pela empresa para ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos apresentados.

O Data Warehouse serve para recolher informações de uma empresa para que essa possa controlar melhor um determinado processo, disponibilizando uma maior flexibilidade nas pesquisas e nas informações que necessitam.

Para além de manter um histórico de informações, o DataWarehouse cria padrões melhorando os dados analisados de todos os sistemas, corrigindo os erros e reestruturando os dados sem afetar o sistema de operação, apresentando somente um modelo final e organizado para a análise.

O Data Warehouse surgiu como conceito acadêmico na década de 80. Com o amadurecimento dos sistemas de informação empresariais, as necessidades de análise dos dados cresceram paralelamente. Os sistemas OLTP não conseguiam cumprir a tarefa de análise com a simples geração de relatórios. Nesse contexto, a implementação do data warehouse passou a se tornar realidade nas grandes corporações.

Passo 2.

Elaborar um comparativo a respeito da diferença entre “tabela Fato” e tabela Dimensão” tomando como base suas aplicações e representações. Juntar ao descritivo um exemplo para tabela “Fato” e outro para tabela “Dimensão” de forma que apresente seu funcionamento e relações entre si. Se preferirem utilize esquemas e gráficos para melhorar a apresentação.

TABELA FATO

Em um Data Warehouse, uma tabela que armazena os valores detalhados de medidas, ou fatos, é chamado de tabela de fatos. Por exemplo, uma tabela que armazene Quantidade, Valor Total e Produto, conforme abaixo:

Nas linhas de exemplo de uma tabela fato, as duas primeiras colunas, Produto e Mês, são colunas chaves. As outras colunas, Quantidade e Valor Total, possuem valores de medidas. Em uma tabela fato cada medidacontém uma coluna.

O exemplo anterior mostra o layout conceitual de uma tabela fato. Na verdade, uma tabela fato quase sempre usa uma chave do tipo inteiro para cada membro, ao invés de um nome descritivo. O uso de uma chave do tipo inteiro pode reduzir consideravelmente o tamanho da tabela Fato, layout real de uma tabela fato poderia ser mais parecido com a tabela abaixo:

Quando se coloca chave do tipo inteiro na tabela fato,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com