TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adminsitração De Mateirais

Casos: Adminsitração De Mateirais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  6.039 Palavras (25 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 25

INTRODUÇÃO

A administração de materiais é uma importante ramificação da administração geral. É uma atividade ligada à logística empresarial, pois abrange uma seqüência de operações que inicia na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, armazenagem como produto acabado até chegar ao consumidor final (Martins & Alt, 2009). Outra função importante da administração de materiais é o gerenciamento dos níveis de estoque, pois estes refletem os resultados obtidos pela empresa ao longo do período contábil, consumindo boa parte dos recursos financeiros. Merecendo atenção especial na aplicação de instrumentos gerenciais que permitam a avaliação dos processos utilizados para alcance das metas desejadas.

A presente Atividade Prática Supervisionada tem por objetivo apresentar os diversos conceitos relacionados ao tema supracitado acima, demonstrando a Administração de Materiais no contexto empresarial, buscando conhecer os fluxos de produtos nas empresas, passando pelo suprimento, controle, movimentação e armazenagem de materiais, objetivando uma visão integrada do seu gerenciamento e, assim, contribuindo para a formação profissional do acadêmico.

Este desafio é importante para que eu como acadêmico pudesse construir novas dimensões para minha formação profissional e ampliar os meus conhecimentos e desenvolver habilidades necessárias para a criação de estratégias de qualidade e produtividade dentro das mudanças constantes dentro de uma organização.

A estrutura desta pesquisa divide-se da seguinte maneira: Introdução, em seguida, é feita uma breve dissertação dos principais conceitos ligados a Administração de Materiais. Finalizando com as considerações finais e as referências bibliográficas desta atividade prática supervisionada.

Baseado em livros, artigos e na internet como fontes principais desta pesquisa, avaliei cada ponto para a montagem desta atividade, conforme descreve o conteúdo a seguir.

DESENVOLVIMENTO

A atividade de material existe desde a mais remota época, através das trocas de caças e de utensílios até chegarmos aos dias de hoje, passando pela Revolução Industrial. Produzir, estocar, trocar objetos e mercadorias é algo tão antigo quanto à existência do ser humano. A Revolução Industrial, meados dos séc. XVIII e XIX, acirrou a concorrência de mercado e sofisticou as operações de comercialização dos produtos, fazendo com que “compras” e “estoques” ganhassem maior importância. Este período foi marcado por modificações profundas nos métodos do sistema de fabricação e estocagem em maior escala. O trabalho, até então, totalmente artesanal foi em parte substituído pelas máquinas, fazendo com a produção evoluísse para um estágio tecnologicamente mais avançado e os estoques passassem a ser vistos sob um outro prisma pelas administrações. A constante evolução fabril, o consumo, as exigências dos consumidores, o mercado concorrente e novas tecnologias deram novo impulso à Administração de Materiais, fazendo com que a mesma fosse vista como uma arte e uma ciência das mais importantes para o alcance dos objetivos de uma organização seja ela qualquer que fosse. Abaixo demonstro os principais conceitos ligados ao tema supracitado.

DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc. Em outras palavras: “A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”.

A Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo. A oportunidade, no momento certo para o suprimento de materiais, influi no tamanho dos estoques. Assim, suprir antes do momento oportuno acarretará, em regra, estoques altos, acima das necessidades imediatas da organização. Por outro lado, a providência do suprimento após esse momento poderá levar a falta do material necessário ao atendimento de determinada necessidade da administração. Do mesmo modo, o tamanho do Lote de Compra acarreta as mesmas conseqüências: quantidades além do necessário representam inversões em estoques ociosos, assim como, quantidades aquém do necessário podem levar à insuficiência de estoque, o que é prejudicial à eficiência operacional da organização.

RESPONSABILIDADE E ATRIBUIÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

• Suprir, através de Compras, a empresa, de todos os materiais necessários ao seu funcionamento;

• Avaliar outras empresas como possíveis fornecedores;

• Supervisionar os almoxarifados da empresa;

• Controlar os estoques;

• Aplicar um sistema de reaprovisionamento adequado, fixando Estoques Mínimos, Lotes Econômicos e outros índices necessários ao gerenciamento dos estoques, segundo critérios aprovados pela direção da empresa;

• Manter contato com as Gerências de Produção, Controle de Qualidade, Engenharia de Produto, Financeira etc.

• Estabelecer sistema de estocagem adequado;

• Coordenar os inventários rotativos.

ATIVIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

• O transporte;

• A Manutenção de Estoques;

• O Processamento de Pedidos;

• A Embalagem de Proteção;

• A Armazenagem;

• O Manuseio de Materiais;

• A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com