TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Advpl

Ensaios: Advpl. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  7.995 Palavras (32 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 32

A Linguagem AdvPl

Revisão: 09/06/2003

A Linguagem AdvPl teve seu início em 1994, sendo na verdade uma evolução na utilização de linguagens no padrão xBase pela Microsiga Software S.A. (Clipper, Visual Objects e depois FiveWin). Com a criação da tecnologia Protheus, era necessário criar uma linguagem que suportasse o padrão xBase para a manutenção de todo o código existente do sistema de ERP Siga Advanced. Foi então criada a linguagem chamada Advanced Protheus Language.

O AdvPl é uma extensão do padrão xBase de comandos e funções, operadores, estruturas de controle de fluxo e palavras reservadas, contando também com funções e comandos disponibilizados pela Microsiga que a torna uma linguagem completa para a criação de aplicações ERP prontas para a Internet. Também é uma linguagem orientada a objetos e eventos, permitindo ao programador desenvolver aplicações visuais e criar suas próprias classes de objetos.

Quando compilados, todos os arquivos de código tornam-se unidades de inteligência básicas, chamados APO´s (de Advanced Protheus Objects). Tais APO´s são mantidos em um repositório e carregados dinamicamente pelo Protheus Server para a execução. Como não existe a linkedição, ou união física do código compilado a um determinado módulo ou aplicação, funções criadas em AdvPl podem ser executadas em qualquer ponto do ambiente Advanced Protheus.

O compilador e o interpretador da linguagem AdvPl é o próprio servidor Protheus (Protheus Server), e existe um ambiente visual para desenvolvimento integrado (Protheus IDE) onde o código pode ser criado, compilado e depurado.

Os programas em AdvPl podem conter comandos ou funções de interface com o usuário. De acordo com tal característica, tais programas são subdivididos nas seguintes categorias:

Programação Com Interface Própria com o Usuário

Nesta categoria entram os programas desenvolvidos para serem executados através do terminal remoto do Protheus, o Protheus Remote. O Protheus Remote é a aplicação encarregada da interface e da interação com o usuário, sendo que todo o processamento do código em AdvPl, o acesso ao banco de dados e o gerenciamento de conexões é efetuado no Protheus Server. O Protheus Remote é o principal meio de acesso a execução de rotinas escritas em AdvPl no Protheus Server, e por isso permite executar qualquer tipo de código, tenha ele interface com o usuário ou não. Porém nesta categoria são considerados apenas os programas que realizem algum tipo de interface remota utilizando o protocolo de comunicação do Protheus.

Pode-se criar rotinas para a customização do sistema ERP Advanced Protheus, desde processos adicionais até mesmo relatórios. A grande vantagem é aproveitar todo o ambiente montado pelos módulos do ERP Advanced Protheus. Porém, com o AdvPl é possível até mesmo criar toda uma aplicação, ou módulo, do começo.

Todo o código do sistema ERP Advanced Protheus é escrito em AdvPl.

Programação Sem Interface Própria com o Usuário

As rotinas criadas sem interface são consideradas nesta categoria porque geralmente têm uma utilização mais específica do que um processo adicional ou um relatório novo. Tais rotinas não têm interface com o usuãrio através do Protheus Remote, e qualquer tentativa nesse sentido (como a criação de uma janela padrão) ocasionará uma exceção em tempo de execução. Estas rotinas são apenas processos, ou Jobs, executados no Protheus Server. Algumas vezes, a interface destas rotinas fica a cargo de aplicações externas, desenvolvidas em outras linguagens, que são responsáveis por iniciar os processos no servidor Protheus através dos meios disponíveis de integração e conectividade no Protheus.

De acordo com a utilização e com o meio de conectividade utilizado, estas rotinas são subcategorizadas assim:

• Programação por Processos

• Programação de RPC

• Programação Web

• Programação TelNet

Programação por Processos

Rotinas escritas em AdvPl podem ser iniciadas como processos individuais (sem interface) no Protheus Server através de duas maneiras: Iniciadas por outra rotina AdvPl através da chamada de funções como StartJob ou CallProc ou iniciadas automaticamente na inicialização do Protheus Server (quando propriamente configurado).

Programação de RPC

Através de uma biblioteca de funções disponível no Protheus (uma API de comunicação), pode-se executar rotinas escritas em AdvPl diretamente no Protheus Server, através de aplicações externas escritas em outras linguagens. Isto é o que se chama de RPC (de Remote Procedure Call, ou Chamada de Procedimentos Remota).

O servidor Protheus também pode executar rotinas em AdvPl em outros servidores Protheus através de conexão TCP/IP direta utilizando o conceito de RPC. Do mesmo modo, aplicações externas podem requisitar a execução de rotinas escritas em AdvPl através de conexão TCP/IP direta.

Programação Web

O Protheus Server pode também ser executado como um servidor Web, respondendo a requisições HTTP. No momento destas requisições, pode executar rotinas escritas em AdvPl como processos individuais, enviando o resultado das funções como retorno das requisições para o cliente HTTP (como por exemplo um Browser de Internet). Qualquer rotina escrita em AdvPl que não contenha comandos de interface pode ser executada através de requisições HTTP. O Protheus permite a compilação de arquivos HTML contendo código AdvPl embutido. São os chamados arquivos AdvPl ASP, para a criação de páginas dinâmicas.

Programação TelNet

TelNet é parte da gama de protocolos TCP/IP que permite a conexão a um computador remoto através de uma aplicação cliente deste protocolo. O Protheus Server pode emular um terminal TelNet, através da execução de rotinas escritas em AdvPl. Ou seja, pode-se escrever rotinas AdvPl cuja interface final será um terminal TelNet ou um coletor de dados móvel.

Classes da Interface Visual

tSrvObject

Revisão: 22/02/2003

Abrangência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com