TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aerodinâmica Arrasto Coeficiente de Arrasto

Por:   •  24/9/2019  •  Artigo  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo- Este trabalho traz, primeiramente, um breve histórico sobre a criação dos veículos no Brasil e no mundo, depois faz uma revisão sobre aerodinâmica e sobre a força de arrasto. Fala-se sobre o arrasto em veículos, que é de extrema importância para o consumo, a dirigibilidade e a velocidade máxima do mesmo. Analisa-se as mudanças apresentadas pelas construtoras, a fim de significativas melhoras e quanto os coeficientes de arrasto diminuíram com o passar dos anos e a evolução da tecnologia.

Palavras-chave: Aerodinâmica. Arrasto. Coeficiente de arrasto.

Introdução

        No Brasil e no mundo, um dos principais meios de locomoção, seja para deslocamento pessoal ou para transporte de pequenas cargas e grandes cargas, é o automóvel. Pela primeira vez projetado, ainda no século XV, pelo pintor e inventor italiano Leonardo Da Vinci, o automóvel só foi fabricado três séculos depois, a partir do aperfeiçoamento da máquina a vapor.  Foi assim que no ano de 1769, o engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot criou a primeira versão conhecida do que viria a ser o automóvel, sendo modificado e nos anos seguintes já circulavam ônibus movidos a vapor em algumas cidades.

        Os automóveis como são conhecidos atualmente só puderam ser criados a partir do ano de 1850, quando foi inventado o motor a explosão e foi usado o petróleo como combustível. No Brasil, o primeiro automóvel deste modelo (movido a combustão de petróleo), estima-se que foi utilizado em 1893.

        Desde 1910, com a evolução e o aumento da potência dos automóveis tornou-se cada vez mais importante o aperfeiçoamento do formato do veículo, assim as fábricas passaram a investir em pesquisas. Além de ser um requisito estético, as curvas de um veículo podem interferir no consumo de combustível, aumentando ou diminuindo o mesmo. Isso ocorre devido as forças aerodinâmicas exercidas sobre o corpo do veículo, entre elas, a força de arrasto.  

A força de arrasto é a força de resistência de um fluido que atua contra o movimento do objeto, no caso abordado o objeto considerado é um automóvel.

Desenvolvimento

Aerodinâmica

Definição

        A análise do escoamento sobre corpos imersos é uma área da mecânica dos fluidos que estuda a passagem de um fluido envolvendo um objeto sólido, como um submarino quando está submerso nas águas do mar. Quando o fluido a ser analisado é o ar, esse estudo é denominado como aerodinâmica.

        A aerodinâmica é a área que vai estudar todos os efeitos causados no objeto pelo ar. São estudados o efeito tanto do fluido em direção ao objeto sólido quanto do objeto sólido indo em direção ao fluido, como é o caso dos veículos e dos aviões. Dos efeitos causados pelo ar no objeto são estudados principalmente o empuxo, a sustentação e o arrasto. Nos automóveis o principal deles é o arrasto.

A força de arrasto é uma força de resistência gerada por um fluido em um objeto sólido em movimento, ou seja, o objeto sólido em movimento precisa cruzar uma “parede” de fluido ao se deslocar, sendo maior a força de arrasto se maior é a área e a velocidade do objeto sólido.  A força de arrasto pode ser visualizada na figura 1.

[pic 1]

Na figura 1 é mostrado como age a força de arrasto, observe que a força de arrasto na frente do carro, onde há o contato direto com a “parede” de ar é máxima e a força de arrasto logo após o carro é zero, ou seja, ao “empurrar” o ar a sua frente, o carro cria uma área de alta pressão na sua dianteira, criando assim uma área de baixa pressão na sua traseira “sugando” o ar naquele ponto.

Qualquer objeto que se movimenta na atmosfera sofre a ação de forças que atuam em sua superfície de contato com o ar. “Essas forças podem ser escritas em função da tensão de cisalhamento, τ, na parede, provocada por efeitos viscosos, e da tensão normal que é devida à pressão p” (MUNSON et al., 2004, p.483).

        O arrasto pode ser equacionado como a integração das tensões de cisalhamento e normais ao corpo considerado. Analisando a ilustração 2, observa-se:

                                                                                                           (1)[pic 2]

[pic 3]

Como o arrasto é a integração da força resultante na componente axial, sendo D a força de arrasto, logo:

[pic 4]

Porém para fazer o cálculo de tal equação deve-se conhecer a área do corpo, como dito anteriormente o formato do corpo influencia na força de arrasto. Assim é possível através de um diagrama de corpo livre determinar as distribuições de  e p na superfície do corpo, mas se o corpo for de uma geometria complexa, torna-se difícil determinar a tensão de cisalhamento e a pressão no corpo. Para tal dificuldade a alternativa encontrada foi a utilização de coeficientes de arrasto, descritos pela equação a seguir.[pic 5]

[pic 6]

 Onde D é o arrasto,  é a densidade do ar, v é a velocidade do objeto e A é a área de projeção do objeto.[pic 7]

Para a determinação dos coeficientes de arrasto de cada objeto, a forma utilizada atualmente é a empírica, utilizando-se de túneis de vento, que são túneis com ventiladores grandes que geram grande quantidade de vento no objeto estudado, para que assim possa-se observar o que ocorre com o vento quando toca o objeto e para determinar o coeficiente de arrasto.

Escoamento sobre objetos sólidos dependem de vários parâmetros, entre eles velocidade, formato do objeto e algumas propriedades do fluido. Uma forma de facilitar a descrição do caráter do escoamento é com o número de Reynolds (Re), que é um adimensional definido por:

[pic 8]

Onde  é a densidade do ar, v é a velocidade do ar (escoamento), L é o comprimento do objeto e  é a viscosidade dinâmica do ar.[pic 9][pic 10]

        Quando o fluido se encontra em regime de escoamento subsônico, o coeficiente de arrasto depende apenas do Reynolds.

        O número de Reynolds é a razão entre os efeitos de inércia e os efeitos viscosos. Com um baixo número de Reynolds vai indicar que uma grande área em volta do objeto sofre efeitos da viscosidade. Com o aumento do número de Reynolds esse efeito viscoso sobre a área em volta do objeto vai diminuindo, exceto nas áreas muito próximas ao objeto como podemos ver na imagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (481.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com