TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algebra Linear

Casos: Algebra Linear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Os resistores possuem valores de resistência elétrica fixa, daí a imensidade de aplicações e várias faixas de valores para os mesmos, no entanto, existem resistores cujo valor da resistência elétrica varia em função de alguma grandeza, tal como temperatura, luminosidade, movimento, umidade, etc.

Foto resistores, também conhecidos como resistores dependentes de luz (LDR), são dispositivos sensíveis à luz mais utilizados para indicar a presença ou ausência de luz, ou para medir uma intensidade luminosa. No escuro, a resistência é muito elevada, por vezes até 1M, mas quando o sensor LDR é exposto à luz, a resistência cai drasticamente, até mesmo alguns ohms, dependendo da intensidade da luz. Os LDRs tem uma sensibilidade que varia com o comprimento de onda da luz aplicada e são dispositivos lineares.

O LDR é constituído por condutores metálicos (Ex: cobre), como mostrado na figura abaixo, existem dois terminais A e B, sendo que eles não estão ligados diretamente entre si. Entre os terminais, é colocado um material denomidado de sulfeto de cádmio. Essa substância tem por característica variar sua resistência em função da luz.

Figura 1. Exemplo de LDR. [1]

A partir do momento que luz é incidida sobre o material , os elétrons absorvem essa energia, excitam – se, adquirindo maior energia elétrica. Desse modo, a corrente circula mais facilmente, pois teremos uma resistência elétrica menor. Podemos partir do princípio de que com muita luminosidade, a resistência elétrica será baixa, já com pouca luminosidade, a resistência será alta. Devido ao fato de os elétrons absorverem a energia da luz, como dito acima.

O LDR necessita de luz em uma determinada faixa de comprimento de onda que afeta a resistência do material, ou seja, existem intensidades luminosas que quando bombardeiam o material, não afetam a sua resistência. Sendo que, essa faixa que afeta a resistência, varia entre os materiais, como mostra o gráfico abaixo.

Figura 2. Comportamento de LDRS de diferentes materiais

Foto resistores são mais frequentemente utilizados como sensores de luz. Eles são utilizados quando é necessária para detectar a presença e ausência de luz ou medir a intensidade da luz. Exemplos disso são as luzes noturnas e medidores de luz em uma fotografia. Uma aplicação interessante para amadores resistências dependentes de luz é a seguinte robô linha, que utiliza uma fonte de luz e dois ou mais LDRs para determinar a necessária mudança de curso. Às vezes, eles são usados fora aplicações de detecção, por exemplo, em compressores de áudio, porque a sua reação à luz não é instantânea, e assim a função do LDR é a introdução de uma resposta atrasada.

.Os LDRs podem ser utilizados para várias aplicações, indo desde sistemas de segurança, controle, máquinas industriais, equipamentos médicos e eletrônica embarcada. A escolha de um sensor fotoelétrico para uma determinada aplicação depende do conhecimento de suas características, já que também nesse caso podemos contar com diversos dispositivos que podem ser utilizados em aplicações práticas. , já que também nesse caso podemos contar com diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com