TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amplificadores operacionai

Por:   •  5/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.432 Palavras (10 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 10

ÍNDICE

INTRODUÇÃO        

BREVE HISTORIAL        

AMPLIFICADORES OPERACIONAIS        

AMPLIFICADOR OPERACIONAL IDEAL        

CARACTERISTICAS DOS APMPLICADORES OPERACIONAIS (Real e Ideal)        

CONSTITUIÇÃO INTERNA DE UM AMPLIFICADOR OPERACIONAL        

1.TECNOLOGIA BIPOLAR        

2.SAÍDA DIFERENCIAL        

3.CARGA ACTIVA EM TECNOLOGIA BIPOLAR        

4.CARGA ACTIVA EM TECNOLOGIA “MOS”        

5.PAR DIFERENCIAL PMOS        

6.DOIS ANDARES        

7.TECNOLOGIA “MOS”        

CIRCUITOS BASICOS        

AMPLIFICADOR INTEGRADOR        

AMPLIFICADOR DIFERENCIADOR        

AMPLIFICADOR NÃO INVERSOR        

AMPLIFICADOR INVERSOR        

AMPLIFICADOR SOMADOR INVERSOR        

OSCILADORES        

CONDIÇÃO DE OSCILAÇÃO:        

OPERAÇÃO DOS OSCILADORES        

TIPOLÓGIA        

OSCILADOR DE REDE PROGRESSIVA        

OSCILADOR DE PONTE DE WIEN        

OSCILADORES COM SAÍDA DE ONDA QUADRADA        

OSCILADOR ESTÁVEL ÚNICO ESTÁGIO UTILIZANDO UM AMPLIFICADOR OPERACIONAL        OSCILADOR A CRISTAL        

CONCLUSÃO        

INTRODUÇÃO

O presente trabalho da cadeira Electrónica Analógica I, têm como tema: Amplificadores operacionais e osciladores onde nos osciladores, farei um Breve historial, darei a sua definição, falarei das características do amplificador operacional ideal e real, falarei da sua constituição interna (Tecnologia Bipolar, Saída Diferencial, Carga activa em tecnologia Bipolar, Carga activa em tecnologia MOS, par diferencial PMOS, dois andares e Tecnologia MOS), dos Circuitos básicos (Amplificador integrador, diferenciador, inversor e não inversor, somador inversor. E nos Osciladores falarei da condição de oscilação, suas operações e a sua tipologia (osciladores de rede progressiva, com saída de onda quadrada, estável único estagio utilizando um amplificador e cristal)

Durante a produção deste trabalho recorre a várias obras de interesse informativo com destaque para o “Manual do aluno fornecido pelo docente,” com o qual fizemos um cruzamento de fontes em relação a outras obras que também procuram explicar superficialmente o tema recomendado e que é mesmo este manual que nos conduziu a produção e desenvolvimento deste trabalho. É um trabalho de carácter avaliativo e que o seu desenvolvimento é já a seguir nas subsequentes páginas do trabalho.  

O trabalho compreende um ídince com os conteúdos na margem esquerda e a direita a respectiva paginação, uma introdução, o seu desenvolvimento está organizado em subtemas que aparecem em negrito, com alguns marcadores e alguns circuitos, uma conclusão e uma referencia bibliográfica.

BREVE HISTORIAL

O Amplificadores Operacionais foi projectado inicialmente para realizar operações matemáticas (adição, subtracção, integração, diferenciação, e outras), utilizando a tensão como uma analogia de uma outra quantidade. Um verdadeiro amplificador operacional é um elemento do circuito ideal. Os amplificadores operacionais foram desenvolvidos na era das válvulas termiónicas, os amplificadores operacionais modernos são normalmente construídos em circuitos integrados, apesar de ocasionalmente serem feitos com transístores discretos, e geralmente possuem parâmetros uniformes com encapsulamentos e necessidades de alimentação padronizados, possuindo muitos usos na electrónica. A maioria dos amplificadores operacionais disponíveis possui uma perfilação de pinos que permite que um tipo seja substituído por outro sem mudanças, ele pode ser escolhido pelo seu ganho em malha aberta, largura de banda, nível de ruído, impedância de entrada, consumo da potência, ou uma combinação de alguns destes factores.

AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

É um componente com duas entradas e uma saída. Idealmente, as entradas têm uma impedância muito elevada. As suas entradas são gates de transístores, que lhe confere correntes de entrada desprezáveis e impedâncias de entrada muito elevadas. A sua saída é desenhado para facilmente fornecer corrente. Eles têm baixa impedância de saída. Basicamente ele tem a função de amplificar a diferença de tensão  entre os dois sinais de entrada apresentando o ganho em malha aberta. [pic 1]

[pic 2]

                                        Onde: (1)-Entrada inversora;[pic 3]

                                           (2) -Entrada não inversora; U1, U2-Sinais de entrada;

                                    Uo-Sinal de saída; Ui-diferença dos sinais de entrada

Os Amplificadores Operacionais podem ser Ideais ou Reais.

AMPLIFICADOR OPERACIONAL IDEAL

Ele apresenta três Zonas Operacionais destintas:[pic 4]

Zona de Saturação Negativa;

Zona Linear;

Zona de Saturação Positiva.

A zona linear é a mais usada. A tensão no terminal de saída é proporcional à diferença de potencial entre os seus terminais de entrada, com uma constante de proporcionalidade (ganho) de valor elevado. Sendo assim, nesta zona de funcionamento, a diferença de tensão entre os terminais de entrada é muito pequena, por ser inversamente proporcional ao ganho. Daqui resulta a simplificação na análise do seu comportamento de considerar que v+ é aproximadamente igual a v-.  [pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com