TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise comparativa entre sistemas estruturas de aço e concreto para edifícios comercias

Por:   •  3/10/2018  •  Monografia  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

Deleon Pires dos Santos FC20162020

  1. Tema:

Análise comparativa entre sistemas estruturas de aço e concreto para edifícios comercias. Estudo de caso

  1. Problemática:

“Qual seria o sistema estrutural Aço ou concreto para se utilizar em um edifício comercial, levando em consideração Tempo de obra, custo, Vão a ser vencido, e ações solicitantes? ”

Na construção civil brasileira os sistemas estruturais de aço têm ganhado espaço, mas em algumas regiões do pais ainda é pouco utilizado. Por razão de ser pouco conhecido ou até mesmos por existe certo tradicionalismo em relação aos modelos estruturais.

Embora que para a escolha de um sistema estrutural eficiente o engenheiro de estruturas deva levar em conta alguns aspectos como a influência por detalhes arquitetônicos a predominância de modelos estruturais na região, infraestrutura local e etc. Cabe ao engenheiro fazer uma analise detalhada de todos os aspectos e escolher o sistema mais econômico para o cliente.

Os sistemas estruturais de aço e Concreto protendido apresentam características parecidas. Na região norte do Brasil a qual e destinada à pesquisa, os sistemas podem ter aspectos diferentes, que gerariam vantagens e desvantagens.

  1. Objetivo Geral:

Comparar sistemas estruturais de aço e concreto para a construção de um edifício, sendo o mesmo construído na cidade de Palmas-TO.

  1. Objetivos Específicos:

  • Dimensionar a estrutura de um predo comercial em concreto utilizando o software de cálculo estrutural eberick        
  • Analisar a relação do tempo em que a parte estrutural do empreendimento e construída.
  • Comparar os custos da parte estrutural do empreendimento.
  • Revisar e obter  conhecimentos sobre esturras de aço e concreto

. 

  1. Justificativa

Na atualidade o sistema estrutural em aço está sendo mais utilizados do que em tempos atrás, isso se deve a alguns benefícios que a estrutura em aço permite, são eles projetos mais arrojados com mais liberdade na criação arquitetônica, agilidade no tempo de obra, mão de obra reduzida em relação a outros sistemas.

Contudo o concreto armado ainda e o mais usual entre os sistemas estruturais, isso se dá pela mão de obra, que na maioria das vezes e especializa para métodos construtivos tradicionais como a próprio concreto armado e a alvenaria estrutural.

No custo o concreto armado leva vantagem se comparado com a estrutura metálica, mais e um valor baseado em parâmetros de custo total da estrutura, não levando em consideração tempo, mão de obra da região, vida útil e manutenção da estrutura. Em razão disso, as empresas estão buscando por um maior custo-benefício, e a escolha correta de um sistema estrutural e fundamental.

Portan

 “ESTUDO COMPARATIVO DE UMA EDIFICAÇÃO EM ESTRUTURA METALICA/CONCRETO ARMADO: ESTUDO DE CASO,

 Por

Bárbara Maier Rossatto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com