TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferenças entre geoide, elipsoide e datum

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.057 Palavras (13 Páginas)  •  1.402 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Lei nº 11.892 de 29/12/2008.

Relatório de Aula

Curso: Agronomia

Data: 24/09/2016

Disciplina: Geoprocessamento                                                              

Semestre: 02/2016

Professor: Rosana Corazza

Turma:2015

Acadêmica: Tamara Rosa

NOTA:_____________

  1. Explique as diferenças entre geoide, elipsoide e datum (horizontal e vertical). Por que devemos priorizar a utilização do Sistema Geodésico de Referência (SGR) SIRGASS 2000 em trabalhos de geoprocessamento realizados no Brasil? (ver http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pmrg/faq.shtm#1)
  • Geoide: corresponde à superfície do nível médio do mar homogêneo (ausência de correntezas, ventos, variação de densidade da água, etc.) supostamente prolongada sob os continentes. Essa superfície se deve, principalmente, às forças de atração (gravidade) e força centrífuga (rotação da Terra). Os diferentes materiais que compõem a superfície terrestre possuem diferentes densidades, fazendo com que a força gravitacional atue com maior ou menor intensidade em locais diferentes. Por isso, o geoide normalmente se eleva sobre os continentes e afunda nas áreas oceânicas. O geoide serve como referência de medição de altitudes (datum vertical).
  • Elipsoide ou Esferóide: como o geoide é uma superfície indefinida matematicamente, para um mapeamento preciso de grandes áreas é necessária a consideração de uma figura regular geométrica, sendo esta figura um elipsoide de revolução (elipse rotacionada em torno do seu eixo menor). O elipsoide pode ser determinado para se adaptar a uma região, país ou continente, evitando a ocorrência de desvios geoidais muito exageras.
  • Datum Horizontal: é formalmente estabelecido por cinco parâmetros: dois para definir o elipsoide de referência e três para definir o vetor de translação entre o centro da Terra real e o do elipsoide.
  • Datum Vertical: se refere à superfície de referência usada para definir as altitudes de pontos da superfície terrestre. Na prática a determinação do datum vertical envolve um marégrafo ou uma rede de marégrafos para a medição do nível médio dos mares. No Brasil, o ponto de referência para o datum vertical é o marégrafo de Imbituba, em Santa Catarina.
  • SIRGAS S2000: é um Sistema de Referência Geocêntrico para a América do Sul: foi concebido em razão da necessidade de adoção de um sistema de referência compatível com as técnicas de posicionamento por satélite, como o GPS. A multiplicidade de sistemas geodésicos adotados pelos países sul-americanos, dificulta, em muito, a solução de problemas tecnicamente simples, tais como a definição de fronteiras transnacionais. Permitirá a homogeneidade de resultados no continente e uma integração consistente com as redes dos demais continentes.

  1. A localização de um ponto sobre a superfície terrestre pode ser determinada através de coordenadas geográficas ou planas. Explique como são obtidas as coordenadas em graus, minutos e segundos (coordenadas geográficas) e em metros (planas).
  • Sistemas de coordenadas geográficas: é a forma mais usual de representação das coordenas, são expressas em graus, minutos e segundos. Formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas perpendicularmente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus. Com a combinação dessas linhas, criam-se endereços específicos para cada ponto do mundo, permitindo a sua identificação precisa. Essas linhas imaginarias são chamadas de paralelos e meridianos e suas medidas em graus são, respectivamente, as latitudes e as longitudes. Os paralelos cortam a Terra horizontalmente, no sentido leste-oeste, enquanto os meridianos cortam a Terra verticalmente. A junção dessas linhas é o fator responsável pela existência das coordenadas geográficas. O principal paralelo é a Linha do Equador e o principal meridiano é o de Greenwich.
  • Sistema de coordenas planas: as coordenadas podem ser representadas no plano através dos componentes Norte (N) e Leste (E) regularmente utilizadas em mapas e cartas, referidas a um determinado sistema de referência geodésico. Para representar uma superfície curva em plana são necessárias formulações matemáticas chamadas de projeções. Diferentes projeções poderão ser utilizadas na confecção de mapas, no brasil a projeção mais utilizada é a Universal Transversa de Mercator (UTM). As projeções podem ser: cilíndricas, transversal e secante ao globo terrestre.
  1. No que consiste um dado georreferenciado? Qual a importância do georreferenciamento na atualidade?
  • Dados georreferenciados: são dados portadores de registros relacionados a um Sistema de Coordenadas conhecido (Sistemas de Coordenadas Geográficas, Sistema Universal Transverso de Mercator – UTM), podendo a eles serem associadas infinitas características. Um SIG (Sistema de Informações Geográficas) é um sistema que realiza o tratamento computacional de dados geográficos e permite realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados.
  • Importância: o georreferenciamento consiste na obrigatoriedade da descrição do imóvel rural, em seus limites, características e confrontações, contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro e com precisão posicional a ser fixado pelo INCRA, condição esta, necessária para que se realize qualquer alteração cartorial da propriedade.
  1. Explique o que são os sistemas de posicionamento global e como estes funcionam.
  • Sistemas de posicionamento global: são formados por uma constelação de satélites com cobertura global que envia sinais de posicionamento e tempo para os usuários posicionados no solo, aeronaves ou transporte marítimo. A constelação de satélites é distribuída de tal forma que possa prover seus serviços em todo o mundo e com um número de satélites que permita o funcionamento de serviços de alta qualidade
  • Segmento Espacial: envolve os satélites com seus sinais transmitidos. O objetivo da distribuição dos satélites é assegurar, em qualquer ponto sobre a superfície da Terra ou próxima a ela, a disponibilidade mínima de 4 satélites acima do horizonte durante as 24 horas do dia.
  • Segmento de Controle: responsável pelo monitoramento, geração e avaliação de todo o sistema. Para o GPS existe uma estação central nos EUA e outras estações monitoradas em toda a Terra.
  • Segmento de Usuários: todos os tipos de aplicações, métodos de posicionamento, formas de recepção, processamento dos sinais e todos os tipos de receptores (navegação, topográfico, geodésico). Em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, existem, pelo menos, 4 satélites acima do plano do horizonte do observador.
  1. Como podem ser classificados os aparelhos receptores GNSS e quais as possibilidades de uso de cada tipo?
  • Navegação: são os equipamentos que fornecem o posicionamento em tempo real. A distância satélite/receptor é medida através do tempo de propagação com precisão na ordem dos metros. Se dotados de link de rádio podem receber correções diferenciais provenientes de uma estação base.
  • Topográficos: (de precisão) estes equipamentos trabalham com pós-processamento dos dados em software específicos e auxiliados por acessórios de apoio atingem uma precisão da ordem de 1 cm.
  • Geodésicos: (de precisão) são receptores que com seus recursos eletrônicos sofisticados sofrem menos os efeitos da ionosfera, de modo que pode-se conseguir precisões em pós-processamento na ordem de milímetros com metade do tempo que um receptor topográfico.
  • Híbridos: são receptores capazes de rastrear satélites da constelação GPS (EUA) e da constelação GLONASS (Rússia), o que melhora a precisão.
  1. Segundo a Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais do INCRA (3ª Edição/2013) “Os valores de precisão posicional a serem observados para vértices definidores de limites de imóveis situados em limites artificiais deve ser melhor ou igual a 0,50 m”. Explique por que, neste caso, devem ser utilizados receptores GNSS de precisão.

Os GNSS tem uma precisão de margem menor de erro porque são equipamentos que trabalham com pós-processamento dos dados em software específico e auxiliados por acessórios de apoio (tripés e bastões) atingem uma precisão da ordem de 1 cm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (306.2 Kb)   docx (304.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com