TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Máquinas Hidraulicas

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Através dos conhecimentos adquiridos anteriormente sobre bombas hidráulicas e bombas centrífugas, buscaremos fazer um pequeno projeto onde dimensionaremos e selecionaremos uma bomba centrífuga para fazermos o bombeamento de agua de um reservatório, ou cisterna para um ponto superior de um edifício que usaremos como base nesse projeto.

A partir dessa ideia indicaremos os componentes necessários que serão utilizados nesse dimensionamento, analisando os componentes que serão utilizados na sucção como no recalque e por utilizando diversos cálculos para encontrar as variáveis que serão utilizadas para o dimensionamento desse abastecimento ao edifício.

  1. ETAPA 3
  1. Sistema de Bombeamento

Nosso sistema de bombeamento consiste basicamente no uso de bombas centrífugas que como vimos anteriormente são o tipo de bombas mais utilizadas na construção civil na parte de bombeamento de edifícios por ter características que elas podem trabalhar com grandes alturas e pequenas vazões como é nossa situação especifica.

Baseado na utilização de bombas centrífugas em nosso sistema consideramos que nosso projeto será consistido de uma cisterna que irá abastecer um edifício de 10 andares onde em cada andar possuirá 2 apartamentos, sendo que nesses apartamentos terão 3 cômodos, e um cômodo de visitas.

Para instalação das bombas utilizaremos uma reserva por segurança de projeto, onde utilizaremos bombas de uma fabricante apenas em nossa situação utilizaremos a bombas centrífugas da marca Dancor em nosso projeto especifico.

[pic 1][pic 2]

  1. Apresentação do Projeto

Para a instalação das bombas em nosso sistema de bombeamento predial temos de ter consciência que necessitamos de diversos dados sobre a bomba que utilizaremos entre eles podemos citar:

  • Fabricante e modelo selecionado da bomba
  • Características construtivas
  • Catalogo com a curva e a capacidade e identificação do ponto de seleção

Esses dados se tornam essenciais para a instalação do mesmo a aplicação de maneira correta e eficiente da bomba, evitando o máximo possível de sobrecarga ou qualquer outro fator que possa reduzir a vida útil de nossa bomba.

1.2.1 Condições de Seleção

As curvas de desempenho das bombas devem possuir características estáveis, onde deve ser selecionado em um ponto onde sua operação se torna a mais eficiente possível para o projeto.

Em nosso projeto não utilizaremos o impelidor máximo admissível para o tamanho da carcaça, devido que dependendo a necessidade podemos fazer a troca do mesmo para ser obter maior altura manométrica total.

1.2.2Características Construtivas

Será baseado em um estágio de bombeamento, do tipo centrífugo com os materiais construtivos em conformidade com as pressões de trabalho indicados na folha de dados.

Cada bomba motor de nosso projeto será instalado sobre uma base integral rígida de aço ou ferro fundido.

1.2.3 Instalação

Nosso conjunto motor bomba será apoiado sobre um bloco de inércia em concreto que por sua vez será apoiado sobre molas flutuantes  sobre uma placa de concreto armado de 12 cm, localizado sobre um lençol de cortiça de duas polegadas, onde utilizaremos as ligações de bombas as tubulações de agua do edifício através  de amortecedores  de vibração em aço inox

[pic 3]

[pic 4]

  1. Cálculos de Dimensionamento das Bombas

Após traçarmos o plano que será utilizado para instalação de nosso projeto de abastecimento de nosso edifício, precisaremos executar diversos cálculos para executarmos o dimensionamento de bombas para um sistema recalque. Antes de prosseguimos com os cálculos necessitamos apresentar alguns dados já fornecidos em nosso projeto de abastecimento predial:

  • Altura de sucção 3 metros
  • Altura de recalque 30 metros
  • Comprimento linear de tubulação de sucção 5 metros
  • Comprimento linear de tubulação recalque 35 metros
  • Potência disponível no transformador  15 Kva (trifásico)
  • Altitude do local 10,33 mca (pressão atmosférica nível do mar)
  • Temperatura máxima da agua 30ºC
  • Tempo de Funcionamento diário do conjunto motobombas 3 horas
  • Vazão  requerida12 m³/h

Acessórios utilizados no Recalque:

  • 1 registro gaveta
  • 2 válvulas de retenção (uma sendo utilizada na vertical e outra na horizontal)
  • 4 curvas de 90ºC
  • 1 luva de redução

Acessórios utilizados na Sucção:

  • 1 válvula de pé
  • 1 curva de 90ºC
  • 1 luva de redução

Baseado nesses dados de instalação de abastecimento de agua predial, poderemos fazer cálculos como o diâmetro de recalque e sucção de nossas tubulações, diâmetro de velocidade de escoamento as perdas de carga no recalque e sucção entre outros diversos cálculos que iremos apresentar.

  1. Calculo de Vazão e Diâmetros das tubulações

Como citado anteriormente nosso projeto consiste em um edifício de 10 andares, onde cada andar possui 2 apartamentos com 3 cômodos, e um cômodo para visitas

Será necessário fazermos uma estimativa de quantas pessoas vive no prédio, após essa estimativa podermos estimar o consumo nesse prédio, consequentemente poderemos calcular as vazões e diâmetros das tubulações.

  1. Estimativa da população do Edifício

Normalizamos que em cada cômodo do apartamento vivem 2 pessoas, portanto:

10 andares, 2 apartamentos, 3 cômodos, 2 pessoas por cômodo pessoas por apartamento

10x2x6= 120 pessoas

Visitas 10x1x2 = 20 pessoas

Total 120+ 20= 140 pessoas

Agora iremos estimar o consumo de agua dessas 140 pessoas

2.1.2 Estimativa de Consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (624.5 Kb)   docx (349.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com