TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspersão térmica

Por:   •  14/9/2016  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Aspersão térmica contra desgaste e corrosão

Neste estudo sobre aspersão térmica contra desgaste e corrosão, observou-se uma necessidade em aumentar a vida útil de sistemas e peças que requer um grande esforço e coeficiente de atrito.

Esta tecnologia permite a aplicação de polímeros sobre diversos materiais de substrato, aumentando a sua resistência contra desgastes e corrosão.

As indústrias que mais vem usando esse método de tratamento são indústrias aeroespacial, aeronáutica, automobilística, e eletroeletrônica e militar, aonde se precisa um aumento de resistência e dureza das peças por causa da temperatura elevada e forte força de atrito.

O método tradicional para aspersão térmica é conhecido como flame spray que usa a energia química de combustão de um gás oxigênio com fonte de aquecimento para fundir o material a ser utilizado.

Vários materiais têm sido usados na aplicação, plásticos de engenharia, as poliamidas que tem ótimas propriedades mecânicas, as policetonas pertencentes ao grupo de resinas termoplásticas conhecidas também por poli-éter-cetona e a poli-éter-éter-cetona, são polímeros cristalinos com alta temperatura de resistência na faixa de 240 a 245 graus célsius. Ex.: boa resistência a exposição atmosférica , baixo coeficiente de atrito, alta temperatura de fusão boa resistência ao impacto e alta resistência a fadiga. As temperaturas de fusão e de transição vítrea são parâmetros importantes na aplicação de serviço dos polímeros, elas definem os limites da temperatura superior e inferior, especialmente no caso de polímeros semicristalinos.

Os materiais são submetidos a testes com temperaturas elevadas depois resfriadas no nitrogênio variando o seu tamanho e formas. Depois de resfriadas verifica-se a espessura com ferramentas de alta precisão, o medidor Mitutoyo GM-002, o rugosimetro SJ-201, entre outras medições.

A aplicação no planejamento estatístico experimental permite uma análise da influência das variáveis que operam na qualidade e no custo do material depositado nos processos de tratamento e verificação da combinação mais adequada de parâmetros, dentro da série de testes.

No artigo foram observadas as avaliações e as características dos materiais e dos revestimentos obtidos, especialmente quanto às propriedades mecânicas, de desgaste e corrosão. Pelos resultados da avaliação por microscopia ótica e de varredura, os revestimentos obtidos se mostraram adequados para aplicação sobre substratos metálicos, não apresentando delaminação, evidenciando poucos defeitos e uma forma de fortificar materiais metálicos por aspersão térmica que melhora as características do metal dependendo do revestimento vai alterar a massa e a função microestrutural das peças revestidas e seus componentes homogeneidade, pode-se afirmar que ambos, PEEK e Poliamida 12 podem ser usados com efetividade na proteção contra desgaste e corrosão combinados de componentes metálicos de diversas indústrias, como em componentes de bombas e dutos na indústria de óleo e gás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com