TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etapa 3

Exames: Atps Etapa 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO – BRIGADEIRO

FACULDADE DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO E QUESTÕES PARA ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL

RACHEL RODRIGUES DA SILVA / R.A: 1299261908

São Paulo

2014

ETAPA 1 – INTRODUCAO AO EMPREENDEDORISMO; O PROCESSO EMPREENDEDOR.

"O empreendedor é um administrador, mas com diferenças consideráveis em relação aos gerentes ou executivos de organizações tradicionais, pois os empreendedores são mais visionários que os gerentes" (Dornelas, 2001).

Há hoje dois perfis essenciais de profissionais: Administrador e Empreendedor. O primeiro dos perfis (Administrador) envolve o indivíduo que tem a capacidade de administrar demandas (o que tem que ser feito), guia-se por restrições ou critérios e tem como objetivo a excelência em processos, análises, entre outros. O segundo perfil (Empreendedor) tem como característica principal a identificação de necessidades, a transformação de idéias em oportunidades, conta também com dinamismo, otimismo, determinação, capacidade de assumir riscos, liderança e finalmente a capacidade de tomada de decisão. Ambos estão disseminados entre as pessoas atuantes no mercado, portanto, generalizar um grupo específico em um perfil pode gerar algumas lacunas de informação. Entretanto, quando testes base são utilizados para o início da identificação, é possível que as características individuais sejam expostas ao avaliador.

Temos como exemplo o teste “Autoavaliação de seu perfil empreendedor” (DORNELAS, José Assis. Empreendedorismo Corporativo: Como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas, Rio de Janeiro, Campus, 2003) que nos traz a possibilidade de numerar de 1 a 5 (sendo 1 insuficiente e 5 excelente) as características empreendedoras que atuam em nossa personalidade. Assim, com a soma dos resultados, é possível avaliar, inicialmente, em que estágio o avaliado se encontra dentro dos perfis.

Este teste foi executado pelo grupo que vos escreve. Foram avaliados cinco (5) perfis com resultados variantes. Em discussão foi descoberto que 3 (três) perfis (representam 60%) se enquadram no perfil empreendedor, 1 (um) perfil (representa 20%) se enquadra no perfil empreendedor com concessões (este perfil apresenta-se como empreendedor, mas com características a serem trabalhadas e melhoradas) e 1 (um) perfil (representa 20%) se enquadra no perfil de ascensão a empreendedor, mas de comportamento administrador (este perfil trata-se do indivíduo que já conta com características empreendedoras, mas ainda comporta-se como administrador).

Por fim, o administrador e o empreendedor estão presentes em todos os lugares. Os fatores que influenciam as pessoas a se desenvolverem dentro de cada um estão na personalidade, no ambiente em que ela está inserida e nas influências que recebe desde o nascimento. Estar incluído como administrador ou empreendedor não faz do indivíduo mais bem sucedido; Ambos os perfis oferecem oportunidades evolutivas pessoais e profissionais, mas é essencial conhecer a si mesmo para que as escolhas e os riscos sejam previamente calculados e que as insatisfações sejam eliminadas do repertório de vida.

ETAPA 2 – IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com