TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fisica Moderna

Monografias: Atps Fisica Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  2.694 Palavras (11 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP – Universidade Paulista

Engenharia – Ciclo Básico

Trabalho Integrado APS – DP/AD

“FÍSICA MODERNA E SUAS APLICAÇÕES NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA”

Teoria da relatividade restrita

Índice

I. Introdução 4

II. Revisão Bibliográfica 6

1. Teoria da Relatividade Restrita 6

1.1. Postulados da Teoria da Relatividade Restrita 6

2. Relação entre Massa e Energia 6

III. Aplicação na ciência e tecnologia 11

IV. Impactos produzidos 13

V. Efeito do trabalho na formação do aluno 16

VI. Conclusão 17

VII. Bibliografia 18

Trabalho Integrado APS – DP/AD

“FÍSICA MODERNA E SUAS APLICAÇÕES NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA”

Teoria da relatividade restrita

Introdução

Quando se pensa em física nós dias atuais é impossível passar despercebido descobertas, teorias e ideias propostas anos atrás, alias tudo que conhecemos hoje se deve a estudos e quebras de paradigmas do passado.

O físico teórico Albert Einstein Alemão que viveu entre 1987 a 1955, é um ícone da física, que entre publicações cientificas e não cientificas somam mais de 450 trabalhos publicados, colecionou conquistas intelectuais, seu nome é associado a palavra gênio e não por menos em 1999 foi eleito por 100 físicos renomados como o mais memorável físico de todos os tempos.

Os principais trabalhos de Albert Einstein foram:

Teoria Especial da Relatividade 1905;

Teoria Geral da Relatividade 1916;

Investigações sobre a Teoria do Movimento Browniano 1926;

Evolução da Física 1938;

Alem de seus trabalhos científicos foram publicados ainda trabalhos não científicos sendo os principais Sobre Sionismo em 1930, Minha Filosofia em 1934 e Meus últimos anos em 1950.

Albert Einstein

Einstein foi o responsável pela revolução na física do século XX ao apresentar a Teoria da Relatividade, que contrario da geometria Euclidiana que apresentava a ideia que o universo era plano e o tempo absoluto a teoria da relatividade apresentava a combinação espaço- tempo em um formato curvo.

Um dos motivos que levou Einstein a criar a teoria da relatividade restrita foi que ele acreditava que a mecânica newtoniana já não era mais suficiente para reconciliar as leis da mecânica clássica com as leis do campo eletromagnético que se estendeu até a teoria da relatividade geral em um artigo publicado em 1916 abordando campos gravitacionais.

A teoria da relatividade foi apresentada em duas partes sendo em 1905 a teoria da relatividade restrita e em 1916 a teoria da relatividade geral. Neste trabalho serão abordados os assuntos referentes a teoria da relatividade restrita.

Revisão Bibliográfica

Teoria da Relatividade Restrita

A apresentação da teoria da relatividade foi revolucionária, apresentada por Albert Einstein, no inicio do século XX, esta teoria foi a responsável por transformações em conceitos básicos, foi possível explicar diversos fatos de grande importância que até então eram inexplicáveis.

Postulados da Teoria da Relatividade Restrita

Em 26 de setembro de 1905, Albert Einstein propôs a teoria da relatividade restrita ou também conhecida como a teoria especial da relatividade ou teoria da relatividade especial, essa teoria apresentada teve como base dois postulados.Estes postulados são: Princípio da relatividade e Principio da Constancia da luz.

Principio da Relatividade: As leis da física são as mesmas em todo sistema inerciais;

Principio da Constancia da Velocidade da Luz: Dois sistemas se movendo uniformemente relacionados entre si, se o movimento realizado por eles não for relativo não há como determinar algo sobre o movimento, ou seja, a velocidade da luz no vácuo é constante não depende da velocidade de sua fonte.

Relação entre Massa e Energia

Com base na sua teoria relativista Albert Einstein desenvolveu a famosa equação de equivalência massa-energia.

A equivalência massa-energia agregam dois conceitos, o da conservação da massa e conservação da energia, onde o inverso também é uma forma válida convertendo energia em partículas com massa em repouso. Para a teoria da relatividade massa e energia pertencem a mesma coisa não sendo possível a existência de uma sem a outra.

A equação definida por Einstein se apresenta da seguinte forma E=m .c², onde E representa energia, m a massa e c² representa a constante velocidade da luz ao quadrado, essa equação representa a afirmação que a massa de um objeto é proporcional a sua energia, se houver um aumento de energia ocorrera um aumento em sua massa. A parte da equação onde estão aplicado o relativismo é no elemento “c” que representa a velocidade da luz, uma vez que para Einstein “c” seria a única constante do universo.

Albert Einstein e a equação equivalência massa-energia

Em 1906 Einstein deduziu sua teoria considerando um cilindro oco de comprimento L em uma de suas extremidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com