TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps fisica

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO 2

O elevador elétrico funciona por meio de um motor que vai realizar a subida/descida da cabine (feita de aço inox), que através de cálculos e normas escolhe o tipo de motor que vai ser utilizado de acordo com as necessidades do edifício onde o mesmo vai ser instalado. Os elevadores são controlados por um inversor de freqüência que é o responsável por manter a velocidade do percurso.

Cabos de aço são utilizados para que o elevador fique suspenso, os mesmos são interligados a cabine e ao contrapeso (peso que tem em media de 40 ou 50% do peso da cabine e da capacidade máxima do elevador) num sistema de polias e engrenagens para evitar o desgaste do material, para que haja mais segurança, normalmente utilizam-se três cabos, no caso se algum romper os outros conseguem cumprir a função por um curto período de tempo.

Um pequeno motor serve de braços mecânicos que abrem ou fecham as portas do elevador, sensores identificam o momento que a porta pode ser fechada ou não. Um freio motor é quem vai parar a cabine durante a descida ou subida, assim é possível para nos andares existentes no prédio.

Ao descer até o térreo, para evitar que a cabine choque com o chão um sistema de amortecimento com molas amortece os impactos, porém em uma queda de mais de dois andares esse sistema é falho.

Em caso de emergência, por exemplo a ruptura dos cabos de aço, , existe um freio de emergência que vai fazer com que a cabine trave salvando os passageiros, esse mecanismo é dado graças aos cabos de aço que ao romperem-se liberam travas que se agaram aos dentes de um trilho que corre nas laterais do fosso.

PASSO 3

Cada fabricante tem de oferecer seu produto de acordo com as normas regentes no país, onde as normas NBR NM-313 e NBR NM-207 são mais utilizadas por serem bem completas.

• NBR NM-313- Elevadores de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação; Requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência; Este documento é uma Norma MERCOSUL que estabelece os requisitos complementares às normas NM 207:1999 e NM 267:2001 em função das características específicas para as pessoas com diferentes tipos e graus de deficiência, no objetivo desta Norma é indicado até que ponto são considerados perigos ou situações perigosas em geral.

• NBR NM-207- Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação. O objetivo desta Norma é definir regras de segurança relativas a elevadores de passageiros com vistas a proteger as pessoas e objetos contra os riscos de acidentes relacionados com as operações pelo usuário, de manutenção e de emergência de elevadores.

Para cálculo de tráfego nos elevadores é utilizado a norma:

• Norma NBR-5665 Cálculo de Tráfego nos Elevadores (Procedimento)- Fixa as condições mínimas que devem ser observadas no cálculo de tráfego das instalações de elevadores de passageiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com