TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps fisica

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Esse ATPS visa estudar as forças presentes no movimento de um elevador. A situação problema apresenta uma empresa construtora de obras em engenharia civil pretende construir um edifício residencial com cinco andares. No projeto, a empresa prevê a instalação de um elevador para o transporte de pessoas. Onde caberá aos alunos calcular as forças e contas necessárias para que se possa colocar o elevador em funcionamento.

1. ETAPA 1

1.1. Passo 2

O sistema que compõe, e um conjunto de várias partes, que agem em harmonia e perfeito equilíbrio para que possa ser executado com total segurança o movimento vertical para cima e para baixo. Abaixo segue os principais componentes do mecanismo e a função de cada um dentro do conjunto.

Motor: chamado de força reguladora ele e o responsável, pelo movimento que o elevador deve exercer tanto para cima quanto para baixo.

Contra peso: na maioria dos casos seu peso e de 40% do peso total da cabine incluindo sua capacidade máxima carga, e como seu próprio nome diz serve como um compensador que tem como função única ajudar a manter a instabilidade da cabine do elevador.

Freios de Emergência: E o sistema responsável por realizar a frenagem instante a ou progressiva da cabine se caso esta ultrapassa o limite de velocidade preestabelecido, no sistema operacional do elevador, se encontra fixado na cabine sendo acionado por um conjunto mecânico que e acionado no exato momento em que esse limite preestabelecido e ultrapassado.

Cabos de aço: geralmente e um conjunto de três cabos de aço que interligam cabine, motor, e contra peso, se caso um dos três cabos de aço se rompa os outros dois remanescentes são capazes de suportar a preção exercida pelo peso da cabine e do contra peso.

Esses são os principais componentes de um elevador que muitos poucos sabem mas o sistema do elevador e o mesmo a mais de 150 anos.

1.2. Passo 4

Abaixo está a representação gráfica das forças presentes no movimento do elevador:

Foças atuantes no elevador

-Pe = peso elevador F = força exercida pelo motor

T = tração positiva -T = tração exercida pelo contra peso

Pc = peso do contra peso

2. ETAPA 2

2.1. PASSO 1

Movimento a partir do repouso

Subida Decida

N>P Fr = m.a

Fr = m.a N - P = m . a

N – P = m.a T = ( m . a ) – P

N= m . a + m . g T = ( m . a ) – ( m . g )

Movimento de velocidade constante:

Aceleração = 0

Fr = m . a

P–T = m x 0

P = T

Parada:

Velocidade = 0

Fr = m . a

P–T = m x 0

P = T

2.2. PASSO 2

1.

Movimento a partir do repouso:

E um movimento retilíneo uniformemente acelerado pôs o elevador para do repouso a uma aceleração 0 e vai a aumentando uniformemente, a te alcançar a aceleração de 1,0 m/s.

Movimento de aceleração constante:

E um movimento retilíneo uniforme pôs a velocidade do elevador e constante a todo momento e só se altera no momento de parada do elevador.

Parada:

E um movimento retilíneo uniformemente acelerado, pôs o objeto em questão e desacelerado uniformemente ate sua parada total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com