TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps termodinamica

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar qual é o tipo de substância mais utilizado como combustível no motor de Stirling e

quais as suas propriedades.

Sites sugeridos para pesquisa Motor Stirling. Disponível em: < http://wikienergia.pt/~edp/index.php?title=Motor_Stirling>. Acesso em: 10 nov 2013.

O Ar é um combustível bastante utilizado nos motores Stirling, principalmente os caseiros, porém gás Hélio ou Hidrogênio são recomendados para alta potência e rendimento, já que possuem baixo peso molecular, condutividade térmica mais elevada e menor viscosidade, isto é, transportam energia térmica (calor) mais rapidamente e têm menor resistência ao escoamento, o que implica menos perdas por atrito.

Passo 2 (Equipe)

Passo 2 (Equipe)

Pesquisar porque esse motor é chamado de multicombustível.

Sites sugeridos para pesquisa

• Um motor multicombustível, multiuso e barato. Disponível em: <http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2010/abril/4a-semana/um-motormulticombustivel-

multiuso-e-barato/>. Acesso em: 10 nov 2013.

Esse motor é chamado de multicombustivel pois possue combustão externa, que pode ser realizada por qualquer fonte de energética, como a gasolina, etanol, metanol, gás natural, óleo diesel, biogás,GLP, energia solar, calor geotérmico e outros. O importante é gerar uma diferença de temperatura significativa entre a câmara quente e a câmara fria para produzir trabalho (quanto maior a diferença de temperatura, maior é a eficiência do processo e mais compacto o motor).

Passo 3 (Equipe)

Verificar qual a faixa de temperatura em que geralmente o líquido de arrefecimento apresenta no Ciclo de Stirling, e o tipo de termômetro utilizado para fazer essa medição da temperatura.

No ciclo Stirling, o liquido de arrefecimento apresenta temperaturas na faixa entre 20 e 29°C, para que o motor trabalhe com temperatura de resfriamento em torno de 60°C.

A temperatura pode ser medida com termômetro infravermelho.

Passo 4 (equipe)

Justificar o porquê esse ciclo é o mais adequado para temperaturas muitos baixas.

Os motores Stirling trabalham através da diferença de temperatura nas câmaras de compressão, alterando o volume do gás e a pressão interna, movimentado assim os pistões, diferente de um motor de combustão interna, que precisa de uma temperatura mínima para trabalhar adequadamente. Então ele acaba sendo mais adequado para temperaturas muito baixas pois, independente da temperatura externa, o gás será aquecido e posteriormente resfriado, gerando assim a diferença necessária para seu funcionamento (quanto maior a diferença de temperatura, maior é a eficiência do processo e mais compacto o motor). Em 1983, por exemplo, um modelo de motor Stirling movido à baixa temperatura foi apresentado pelo Prof. Ivo Kolin da Universidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com