TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 3

Trabalho Universitário: Aula Tema 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta:

A primeira dimensão do desenvolvimento sustentavel é a ambiental, na qual ela supoe que a forma de modelo de produção e consumo seja compativel com a base de material em que conceda a aprovoção da economia, sendo sistema subordinado ao meio natural.

A segunda dimensão é a economia, pela qual supoe a eficiencia da produção e do consumo com a economia crescendo com recursos naturais, uma seja uma continua inovação tecnológica.

A terceira dimensão é a social, no qual sugere que todos os cidadãos tenham o mínimo para uma vida digna, definindo um padrão de desigualdade aceitavel.

O autor sugere que a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco devido aos impactos das mudanças tecnológicas, pois não será possivel desvalorizar o que o campo técnologico esta no trazendo de mudanças ou seja as empresas não iram agir de forma decisiva para uma produção economizadora de recursos naturais.

Outro fator que o autor sugere é a cultura, não será possivel haver mudanças no padrão de consumo e estilo de vida se não ocorrer uma mudança de valores e comportamentos.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta:

A ética solidaria com os excluídos de hoje para que não haja excluídos amanha.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta:

A primeira é a tecnologia, que deposita sobre o homem sua capacidade inventiva para a superação dos limites dos recursos naturais. A segunda a mudança na produção e consumo. E por último, a terceira é a possibilidade de não conseguirmos evitar o efeito que iria levar a extentição da humanidade.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Resposta:

A infra-estrutura é a base fundamental para sustentação do crescimento econômico. A forma como é planejada e constituída tem enorme impacto na distribuição geográfica do desenvolvimento, na qualidade de vida da população e nos impactos ambientais. Na transição para uma economia de baixo carbono, o planejamento da infra-estrutura deve ter foco em uma infra-instrutora que seja eficiente e sustentável no uso dos recursos naturais.

Exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com