TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 3

Trabalho Universitário: Aula Tema 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

Nesse trabalho irei abortar a minha visão sobre a ferramenta de gestão Seis Sigma e também vou falar um pouco sobre o Balanced Scorecard.

O que é Seis Sigma?

É uma metodologia estruturada para fornecimento de produtos e serviços melhores, mais rápidos com custos mais baixos; com uma forte base em conhecimento de processos e através da redução da variabilidade dos processos.

Tem como foco: Redução do tempo de ciclo; Redução drástica de defeitos; e Satisfação dos clientes.

O Seis Sigma permite que um dirigente empresarial seja pró-ativo ao invés de reativo com relação à questões de Qualidade. A pró-atividade parte da definição, estratégica, dos padrões de qualidade baseados em Sigmas (desvios padrão).

Sua origem foi na década de 80, a Motorola, promoveu o desenvolvimento da metodologia com o objetivo de melhorar a qualidade dos seus produtos. Em 1986, Bill Smith, engenheiro da Motorola, definiu um conceito chave para a empresa: Defeitos por Oportunidade, ou Defeitos por Unidade. Com este indicador, a Motorola passa a medir os defeitos em todas as etapas de produção de forma consistente. Em 1988 a Motorola recebe o prêmio Malcolm Baldrige National Quality Award, equivalente ao nosso Prêmio Nacional de Qualidade.

A IBM foi uma das primeiras empresas a implantar as técnicas do Seis Sigma, seguindo a Motorola. Este trabalho resultou, também, no Prêmio Malcolm Baldrige National Quality Award, em 1990, a partir daí o “SIX SIGMA” começou rapidamente a se tornar um fator crítico de sucesso. Observou-se que o processo poderia ser aplicado em qualquer organização devido à sua versatilidade.

O conceito estatístico, primeiramente, considera que o comportamento do processo segue a distribuição normal de probabilidades;

Distribuição Normal

Baseado nesta premissa busca-se reduzir gradativamente a variabilidade de um processo até que se atinja um fator de 99,9997% de sucesso (Seis vezes o desvio padrão).

Na linguagem da metodologia do Seis Sigma, um processo é medido por alguns índices, relacionados abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com