TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema: Cinemática dos corpos rígidos

Por:   •  3/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 01

Engrenagem nada mais é que um dispositivo que facilita o trabalho do motor, elas permitem a redução ou aumento do momento torsor, existem 5 tipos de engrenagens tais como Engrenagens cônicas, Engrenagens diferenciais, Engrenagens sem-fim, Engrenagens helicoidais, engrenagens de dentes retos, cada uma com uma função mais especifica. Como:

• Engrenagens cônicas: as engrenagens crônicas é a que mais permite ajustes durante a montagem facilitando. Esse tipo de engrenagem mantem os dentes bem estreitos e unidos. É utilizada normalmente quando a mudança de eixo. O tamanho ou a quantidade de dentes da engrenagem define o ritmo e a velocidade de rotação.

• Engrenagens diferenciais: Este modelo de engrenagem é normalmente utilizado nos automóveis. Faz a ligação entre os eixos das rodas girem ao mesmo tempo na mesma intensidade. Há um conjunto de engrenagens coaxiais presentes nas engrenagens diferenciais.

• Engrenagens sem-fim: utilizada nas indústrias, esse tipo de engrenagem serve para transmitir potência em motores. Este mecanismo é feito de duas partes principais que são a roda sem-fim e parafuso, é uma engrenagem de grande força além de ser uma engrenagem mais compactada diante das outras.

• Engrenagens de dentes retos: são frequentemente encontrados em formas cilíndricas ou de disco e utilizados na maioria das vezes nas indústrias. A utilidade tem relação com a variação na força e na velocidade de rotação de eixos. Elas podem ser usadas em conjuntos de dois ou mais mecanismos. Tem características de dentes retos e normalmente utilizadas em eixos paralelos.

• Engrenagens helicoidais: é conhecido principalmente na área industrial, o nome “helicoidal” é devido aos seus dentes, que são curvos ao longo de um percurso helicoidal que se assemelha a uma hélice, são usadas para transportes de cargas de maior peso e devido a sua alta aderência por conta de sua superfície de contato com os dentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com