TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aulas Práticas de Materiais

Por:   •  17/11/2023  •  Ensaio  •  3.505 Palavras (15 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 15

Relatório final : Aulas práticas de Materiais II

Sorocaba/SP

2022 

SUMÁRIO

1.0 Resumo........................................................................................................... P.01 2.0 Primeiro traço.................................................................................................. P.02 3.0 Composição granulométrica............................................................................ P.04 4.0 Dosagem método IBRACON........................................................................... P.10 5.0 Concreto com adições..................................................................................... P.14 6.0 Considerações Finais...................................................................................... P.17 7.0 Referências Bibliográficas............................................................................... P.19

RESUMO

Nenhuma obra é feita sem uso de materiais de construção. Sua qualidade e durabilidade garantem a qualidade e durabilidade da edificação. Algumas propriedades fazem com que eles sejam adequado ao uso, entre eles estão: a resistência, a trabalhabilidade, a durabilidade, a higiene e a segurança. Além disso os materiais de construção civil também são responsáveis por uma grande parte do custo da obra. Sua seleção é de grande importância para controlar o orçamento e também evitar problemas no futuro, após a entrega do projeto.

Diante desse contexto, no decorrer das aulas práticas de Materiais de construção civil II, foram realizados diversos ensaios em laboratório para melhor compreensão das aulas teóricas. Especificamente esse relatório, apresentará todos os traços de concreto que foram realizados, desde um primeiro (sem nenhum conhecimento do tema) até um ultimo (após aulas teóricas e ensaios), e ensaios de granulometria, que foram essenciais para que fosse possível a preparação de um bom traço de concreto para concorrer em uma competição feita na universidade,

PRIMEIRO TRAÇO

Introdução

Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.

Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT), a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessários à elaboração do traço. O primeiro traço de concreto realizado, foi sem conhecimento prévio de dosagens e dos materiais, de maneira que , ao final das aulas fosse possível fazer uma comparação entre os traços.

Objetivo

Fazer um concreto sem seguir um traço especifico e após a confecção dos mesmos, realizar ensaios de compressão ao passar dos dias.

3. Materiais e Equipamentos

Foram utilizados nesse ensaio:

Recipiente para realizar o ensaio;

Moldes corpos-de-prova cilíndrico;

Balança Digital;

Utensílios de laboratório ;

Areia fina;

Areia Grossa;

Cimento CPII F-32;

Brita 0;

Brita 1;

4. Procedimento Experimental

Sem um traço previamente estabelecido, foi feita a escolha dos materiais que formariam o concreto, e a dosagem dos mesmos, de maneira que fosse possível a confecção de corpos-de-prova após o ensaio.

O primeiro concreto , teve as seguintes dosagens: Areia 1: 5,30 kg; Areia 3: 4,95 kg; Brita 1: 3,30 kg; Brita 0: 2,95 kg; Cimento CPII 32F: 3,45 kg e por ultimo a Água: 2,5L.

Sem seguir nenhuma ordem, foi misturados todos os materiais e obtido o concreto. Com o concreto feito, foram moldados os corpos de prova e após 14 e 28 dias foram feitos ensaios de compressão para determinar a resistência desse concreto.

5. Resultados

Realizados todos os procedimentos de execução do ensaio, conforme combinado em sala de aula, foram obtidos os seguintes resultados:

Corpos-de-prova Fck14 Fck28

CP1 7,9 MPa 10,02 MPa

CP2 7,3 MPa 9,86 MPa

Anexo 01 – corpos-de-prova Anexo 02 – mistura dos materiais

Determinação da composição granulométrica dos agregados miúdos e graúdos

Objetivo

Determinar a granulometria dos agregados miúdos e graúdos, destinados a serem usados em concreto, através do peneiramento.

Introdução

Os agregados são materiais granulares de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos.

O ensaio de granulometria é o processo utilizado para a determinação da porcentagem em peso que cada tamanho específico de partículas representa na massa total ensaiada. Através dessa porcentagem retida em cada peneira á possível a construção da curva de distribuição granulométrica que é tão importante para a classificação dos solos, bem como a estimativa de parâmetros para filtros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com