TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aços E Ferros Fundidos: Material Complementar

Por:   •  15/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 4

Aços e ferros fundidos: material complementar

Para estudo:

# Vídeo: (Aços e ferros fundidos até 35 min)

https://www.youtube.com/watch?v=w9ZruP92w70

# Livro:

1 - Capítulo 13 (tudo o que vimos sobre aços e ferros fundidos): Askeland, Donald R. Ciência e engenharia dos materiais / Donald R. Askeland, Wendelin J. Wright ; tradução Priscilla Lopes ; revisão técnica D Para acessar o livro pela Biblioteca virtual:

http://cengagebrasil.vstbridge.com

Liberar acesso: https://unifei.edu.br/biblioteca-campus-itabira/novo-acesso-a-biblioteca-digital-da-cengage-learning-brasil/

Item 11.1 do Capítulo 11: Schackelford, James F. Introdução à ciência dos materiais para engenheiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

Para acessar o livro pela Biblioteca virtual:

https://plataforma.bvirtual.com.br/Account/Login

Liberar acesso: https://unifei.edu.br/biblioteca-campus-itabira/acesso-a-biblioteca-virtual-da-pearson/ 

Resumo

Aços:

Os aços são ligas a base de ferro e carbono com no máximo 2,1%p de C. Eles podem ser classificados conforme a composição ou aplicação. A classificação, de acordo com a composição, pode ser dividida em:

  1. Baixa liga:
  1. Baixo teor de carbono (até 0,25%p. C)
  1. Comum
  2. Alta resistência e baixa liga (ARBL)
  1. Médio teor de carbono (de 0,25 até 0,6%p C)
  1. Comum
  2. Termicamente tratável
  1. Alto teor de carbono (de 0,6 até 1,4%p C)
  1. Comum
  2. Ferramenta
  1. Alta liga:
  1. Ferramenta
  2. inoxidável

A adição de elementos de liga nos aços irá conferir certas características aos aços, que poderão ser: aumento de dureza, aumento de resistência mecânica, aumento de usinabilidade, aumento de temperabilidade, entre outras. O termo tratável termicamente indica que é possível endurecer o aço por têmpera com formação da martensita. Os aços com baixo teor de carbono não são tratáveis termicamente, pois obtém, apenas na superfície, pouca martensita e uma martensita macia.

A nomenclatura dos aços segundo a ABNT é:

[pic 1]

Silva; Mei. Aços e ligas especiais.

        Para os aços carbonos e os aços de baixa liga (construção mecânica), os dois primeiros dígitos indicam os principais elementos de liga. Os dois últimos dígitos indicam o teor de carbono. Exemplos:

1- No aço ABNT 1020, o “10” indica que é um aço comum formado por, basicamente, ferro e carbono (mais as impurezas do processo de obtenção do aço). O “20” indica que o aço tem 0,20%p. de carbono.

2- ABNT 12110, o “12” indica que foram adicionados enxofre e fósforo para facilitar a usinagem. O “110” que o aço tem 1,10%p de carbono.

        

A nomenclatura dos aços inoxidáveis não segue a nomenclatura dos aços comuns e de baixa liga. Os aços inoxidáveis possuem no mínimo 11%p. de cromo (Cr) em solução sólida substitucional (misturado) com o ferro. O cromo, disperso na matriz de ferro, em contato com o ar oxida gerando uma camada de óxido de cromo, Cr2O3. O Cr2O3 é um óxido que forma uma camada, chamada de camada passiva, de alta aderência que dificulta a oxidação do ferro. Os aços inoxidáveis são divididos de acordo com a fase predominante na microestrutura, em: ferríticos, austeníticos, martensíticos, duplex e endurecidos por precipitação.

[pic 2]

Askeland.

Ferros fundidos:

        Os ferros fundidos são ligas de ferro, carbono e silício, com teor de carbono acima de 2,11%p. Basicamente, os ferros fundidos são divididos em cinco tipos, que dependem da forma como o carbono está presente na microestrutura, sendo: branco, maleável, cinzento, nodular e de grafita compacta (vermicular).

[pic 3]

Askeland

        No ferro fundido branco, o carbono está na forma de cementita (Fe3C), distribuída na ledeburita, o que gera um material de altíssima dureza, porém extremamente frágil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com