TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOMBAS HIDRAULICAS TIPO DIAFRAGMA ESPECIFICAÇÕES E APLICAÇÕES

Exames: BOMBAS HIDRAULICAS TIPO DIAFRAGMA ESPECIFICAÇÕES E APLICAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  3.356 Palavras (14 Páginas)  •  1.354 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÂO

As bombas hidráulicas são caracterizadas por receberem energia mecânica de uma máquina e transformá-la em energia hidráulica, na movimentação de líquidos com acréscimo de pressão e energia cinética ou ambas.

As Bombas podem ser classificadas pela sua aplicação ou pela forma com que a energia é cedida ao fluido.

Bombas de Diafragma são modelos que trabalham por deslocamento positivo e que utiliza uma membrana flexível para bombear fluidos. As bombas de diafragma fornecer uma saída pulsante de líquidos ou gases ou uma mistura de ambos. Eles são úteis para bombeio de líquidos que contêm partículas sólidas e produtos químicos tóxicos ou corrosivos, onde fugas através de embalagem não podem ser tolerados.

Existe uma enorme quantidade de tipos e modelos largamente em processos que necessitam um controle rigoroso no deslocamento e fluxo do fluido empregado, sendo bastante aplicada para serviço de dosagem de produto, já que ao ser variado o curso da haste, varia-se o volume admitido.

As bombas de Diafragma podem ser Pneumática ou Elétrica.

2 OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo, contribuir para elevar o nível de conhecimentos sobre Bombas Hidráulicas principalmente as do tipo Diafragma, demonstrando a sua historia, tipos e modelos e suas respectivas aplicações na Industria e até mesmo no cotidiano.

3 METODOLOGIA

Todo o estudo foi elaborado somente baseando-se na teoria utilizando pesquisas em literaturas, artigos e informações disponíveis em Livros e na Internet.

4 BOMBAS HIDRÁULICAS

4.1 Historia

A agricultura foi a primeira razão para o ser humano necessitar de uma bomba.

Desde que os egípcios no ano 2000 AC inventaram a bomba “shadoof” ou cegonha possibilitando a irrigação nas margens do Rio Nilo, o homem continua utilizando intensamente este equipamento.

Figura 1 - Bomba Shadoof

Alguns dispositivos rudimentares da com o passar dos tempos foram aperfeiçoados e novas descobertas foram realizadas, porém algumas invenções, como o parafuso de Arquimedes, são usados até os nossos dias, praticamente da mesma forma com que foram criadas por volta do ano 200AC. O Parafuso de Arquimedes, foi empregado por Senaquerib, Rei da Assíria, para a irrigação dos Jardins Suspensos da Babilônia e Nínive.

Figura 2 - Parafuso de Arquimedes

As bombas alternativas a pistão ou êmbolo já eram do conhecimento dos gregos e dos romanos. Ctesibius, por volta de 250 A.C., inventou uma bomba alternativa movida por uma roda d’água, construída por seu discípulo Hero de Alexandria

As bombas cinéticas, embora fruto de conceitos muito antigos, só vieram a ser construídas para uso real no início do século XIX. O inventor francês Denis Papin construiu uma “bomba de ar” em fins do século XVII, mas carecia de um acionador adequado. O nome deste aparelho, fole de Hesse, é uma homenagem ao patrono de Papin à época, o príncipe de Hesse.

É provável que mesmo antes de 2000 AC, quando os egípcios inventaram a shadoof, que outras formas de “bombeamento” tenham sido utilizadas, entretanto sem registro que pudesse comprovar este fato nos dias de hoje.

No ano de 1738 foi inaugurada a primeira “fábrica” de bombas, quando a URAL iniciou na Rússia uma linha de máquinas hidráulicas. Acredita-se que até esta ocasião as bombas tinham fabricação artesanal, construídas pelos próprios inventores, em sua maioria.

No final do século 18 surgem na Europa e nos Estados Unidos algumas fábricas de bombas, como PLENTY, SIMPSON, WORTHINGTON, SULZER, GOULDS, ROPER, sendo que algumas destas existem até nossos dias.

No final do século 19 e primeira metade do século 20, ocorreram muitas fusões ou aquisições de empresas em nível local ou regional, na Europa e nos Estados Unidos. Ocorreu também o crescimento em escala mundial de fabricantes japoneses como EBARA.

Atualmente, muitos fabricantes estão reunidos sobre a mesma direção. Alguns destes grupos “possuem” mais de 40 fabricantes/marcas e que também em algum momento no passado, absorveram ou se fundiram com outras, como a WORTHINGTON e SIMPSON, CLYDEUNION e BOMBAS WEIR, INGERSOLL RAND E ARO, INGERSOLL RAND e DRESSER, IDP e WORTHINGTON , ITT e GOULDS , para citar algumas da dezenas de fusões.

4.2 Definição

É uma máquina hidráulica que recebe energia de outra máquina e a transforma em energia hidráulica na movimentação de fluido.

4.3 Tipos e Classificação

Podemos classificar as bombas em três tipos:

• Bombas de Deslocamento Positivo ou Volumétrica

• Bombas Cinéticas ou Turbo-bombas

• Bombas Especiais.

4.4 Bombas de Deslocamento Positivo

Uma bomba de deslocamento positivo faz o fluido se mover isolando um volume determinado deste e aplicando força (deslocando) aquele volume isolado para o bocal de descarga. Estas bombas também são conhecidas como bombas volumétricas.

Tipos de Bombas de Deslocamento Positivo

4.4.1 Bombas Alternativas

As bombas alternativas usam um arranjo de diafragma, pistão ou êmbolo e cilindro, com válvulas de sucção e descarga integradas na bomba. Bombas desta categoria variam de monocilíndricas (chamadas de simplex), chegando em certos casos até nove cilindros. A maioria das bombas alternativas são de dois (duplex) ou três (triplex) cilindros. Além disto, podem ser de ação simples, onde o cursos de sucção e descarga são independentes ou de ação dupla, succionando e descarregando em ambos os sentidos. As bombas podem ser movidas diretamente a ar comprimido, a vapor ou através de um mecanismo biela-manivela, este acionado por um motor elétrico, de combustão interna através de polias e correias, engrenagens ou mesmo com acionamento direto.

Essa bomba é utilizada em serviços onde se requer cargas elevadas e vazões baixas. Causam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com