TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Capacitores

Artigo: Banco De Capacitores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo:

Corrigir o fator de potência (fisicamente trata-se de uma defasagem entre a tensão e a corrente que produz picos negativos de potência), para melhorar o sistema elétrico como um todo.

Pois o excesso de reativo na rede produz perdas desnecessárias e aumenta o custo do próprio sistema.

 Banco de Capacitores

Os Bancos de Capacitores possui a funcionalidade em corrigir a energia reativa de forma automática.

A energia reativa é um tipo de energia produzida por equipamentos elétricos com enrolamentos (motores, transformadores) e capacitores. Essa energia reativa prejudica as redes elétricas por isso ela deve ser eliminada.

Os capacitores produzem energia reativa exatamente ao contrário da reativa produzida por motores, ou seja, isso significa que as duas energias se anulam.

O banco de capacitores são simplesmente uma certa quantidade de capacitores com um controlador automático que está continuamente medindo o fator de potência. Este controlador referencia a quantidade necessária de capacitores que anularam a energia reativa produzida pelos motores.

ESTRUTURA FISICA – BANCO DE CAPACITORES

COMPONENTES DO BANCO DE CAPACITORES

 Capacitores

Os capacitores, também chamados de condensadores, visam fornecer a energia reativa necessária à compensação do fatore de potência, cujo limite inferior é 0,92.

Os cálculos de correção do fator de potência normalmente são feitos considerando um circuito balanceado. Na presença de uma grande quantidade de cargas monofásicas certas distorções podem ocorrer.

 Contatores

Em um banco de capacitor o contator é o componente responsável pela manobra, liga-desliga, assim suportando a carga (capacitor) e as correntes de sua ligação. O uso de contatores destinados a outros fins pode comprometer a vida útil.

Após a pré-carga, os contatos principais se fecham, permitindo a passagem da corrente nominal.

Para potências reativas maiores que 15 KVAr (220V) e 25 KVAr (380V/440V), recomenda-se subdividir o banco de capacitores em módulos menores e manobras - los com contatores CWM25, CWM32, CWM50 e CWM65.

 Controlador Automático do Fator de Potência

É um equipamento microprocessado destinado ao controle do fator de potência de uma instalação elétrica.

Produzido para medições de corrente e tensão monofásicas e trifásicos e comando de capacitores em 06 e 12 estágios de saída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com