TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bloco Padrão

Trabalho Universitário: Bloco Padrão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  2.661 Palavras (11 Páginas)  •  1.502 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Tiago

BLOCOS - PADRÕES

Salvador

2012

Tiago

BLOCOS - PADRÕES

Este trabalho foi desenvolvido através da disciplina Metrologia Industrial como forma de avaliação da I unidade do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Orientador: Marcelo da Silva

Salvador

2012

Sumário

1. Introdução 4

2. Definição 6

3. Tipos 7

4. Fabricação 9

5. Acessórios 10

6. Bloco-Padrão Protetor 12

7. Classificação 13

8. Procedimentos de Utilização 14

9. Composição de Blocos-Padrões (Aplicações) 16

10. Cuidados 18

11. Erros 19

12. Normas 20

13. Fabricantes 21

14. Considerações Finais 22

15. Referências 23

1. Introdução

Ao longo do tempo, diversos padrões foram adotados: o pé, o braço etc. Mais tarde, no século XVIII, foi introduzido, na França, o sistema métrico.

O físico Fortin fabricou uma barra de platina de seção retangular de comprimento entre as faces finais, correspondentes à décima milionésima parte do quadrante da terra a temperatura de 0°C. Esta medida padrão de comprimento chamou-se de Metro dos Arquivos. Esta barra de platina de seção retangular serviu para definir o padrão no qual o comprimento é definido pela distância entre as duas superfícies das extremidades. Em 1886 a empresa JOHNSON-MATTHEY de Londres com um desenho de HENRY TREXCA, produziu 30 barras fundidas em platina iridiado a 10% (90% de platina, 10% irídio) de seção em forma de X. Em setembro de 1889, na Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) declarou-se que este "Metro Internacional deverá representar a temperatura de fusão do gelo à unidade métrica de comprimento".

Em outubro de 1960 na 11° Conferência Geral de Pesos e Medidas resolução 6, foi definido o metro como: "O metro é o comprimento de 1 650 763,73 comprimentos de onda, no vácuo, da radiação correspondente a transição entre os níveis 2p10 e 5d5 do átomo de criptônio 86".

Já em outubro de 1983 na 17° Conferência Geral de Pesos e Medidas definiu-se o metro como: "A distância percorrida pela luz, no vácuo, durante o tempo de 1 / 299 792 458 de segundo".

Por volta do século XVIII o cientista Sueco Cristopher Polhem elaborou uma barra que contava com diferentes espessuras e o que era o prenúncio dos primeiros blocos-padrões.

Em 1898, C. E. Johanson solicitou a patente de blocos-padrão: peças em forma de pequenos paralelepípedos, padronizados nas dimensões de 30 ou 35 mm x 9 mm, variando de espessura a partir de 0,5 mm. Atualmente, nas indústrias são encontrados blocos-padrões em milímetro e em polegada.

Muito utilizados como padrão de referência na indústria moderna, desde o laboratório até a oficina, são de grande utilidade nos dispositivos de medição, nas traçagens de peças e nas próprias máquinas operatrizes.

A fim de atender os requisitos de confiabilidade metrológica um sistema de edição deve ser submetido a um processo de calibração, afim de que sejam determinados seus desvios em comparação a um padrão de referência.

Usados em todos os níveis da Metrologia Dimensional para fornecer rastreabilidade às medições de comprimento.

Padrão de referência por excelência são os blocos-padrão, os quais, como o próprio nome indica, são padrões primários, vitais para o controle de qualidade dimensional na fabricação de peças.

2. Definição

Blocos-padrão são padrões de comprimento ou ângulo, corporificados através de duas faces específicas de um bloco, ditas “faces de medição”, sendo que estas faces apresentam uma planicidade que tem a propriedades de se aderir à outra superfície de mesma qualidade, por atração molecular.

A característica marcante destes padrões está associada aos pequenos erros de comprimento, em geral de décimos ou até centésimos de micrometros (mm), que são obtidos no processo de fabricação dos mesmos. Em função disto, pode-se afirmar que os Blocos Padrão exercem papel importante como padrões de comprimento em todos os níveis da Metrologia Dimensional.

Poderíamos definir o bloco-padrão como:

"Uma medida de comprimento materializada. Isto é, corpo rígido em aço, metal sinterizado ou cerâmico resistente ao desgaste, com comprimento definido por duas superfícies planas e paralelas entre si. Estas superfícies são lapidadas com grau de acabamento espelhado, permitindo que ele seja aderido ao outros blocos com acabamento similar. Os blocos possuem comprimentos na ordem de fração de uma unidade de medida padrão, por exemplo, o metro (Sistema Internacional de Unidades (SI)), Por convenção, o comprimento do bloco é definido como sendo um ponto particular da superfície de medição perpendicularmente a uma superfície plana rígida de mesmo material e acabamento onde ele foi aderido." (ISO 3.650, 1998; NBR NM 215, 2000).

Existem jogos de blocos-padrão com diferentes quantidades de peças. Não devemos, porém, adotá-los apenas por sua quantidade de peças, mas pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com