TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bomba Hidráulica Movida por Energia Solar

Por:   •  7/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

ENGENHARIA MECÂNICA

6º SEMESTRE

[pic 1]

Fontes Alternativas de Energia

Bomba Hidráulica Movida por Energia Solar (motor stirling)

Professor: Philippe Alexandre

Jonas Eduardo Nascimento Lacerda RA: 9930004086

Luís Felipe Lara de Assis RA: 1595713845

Maicon Ramos Martins RA: 1596855441

Juliana Souza Santos RA: 1575144017

Douglas Santos RA: 2484766280

Jacareí - SP

 2017

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        2

2        FONTES ALTERNATIVAS        3

2.1        Energia Solar        3

2.2        Aquecedor solar        4

3        MOTOR STIRLING        6

3.1        Vantagens e Desvantagens:        7

4        FUNCIONAMENTO DO PROJETO        8

5        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS:        10


  1. INTRODUÇÃO

A preocupação atual com o meio ambiente nos leva cada vez mais a procurar fontes alternativas de energia. A implementação de atividades que foquem fontes de energia alternativa tem sido uma preocupação cada vez maior em todo o país, principalmente por ser um lugar tropical, com excelente insolação, regiões com grande quantidade de ventos, e uma bacia hidrográfica generosa e extensa, além de ter radiação solar emitida quase que o ano inteiro.

Atentas a essas características, muitas empresas já vêm apostando na instalação de fontes de energia renovável, principalmente a solar, com a instalação de equipamentos de geração fotovoltaica. Os benefícios da adoção dessa prática são evidentes

  O nosso país é, a nível europeu, dos que tem mais horas de sol por ano entre 2,2 mil a 3 mil. Perante este cenário, seria natural que fôssemos também um dos maiores consumidores de energia solar. No entanto, no nosso país existe cerca de 220mil m² de painéis solares instalados, o que é muito pouco comparativamente com a Grécia, que tem 2,6 milhões m², e a mesma exposição solar.

Um motor é um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica. O motor stirling foi um motor de combustarão externo aperfeiçoado para um dispositivo mais simples. Alguns protótipos construídos pela empresa holandesa Philips nas décadas de 1950 e 1960 chegaram a índices de 45%, superando facilmente os motores a gasolina, diesel e as máquinas a vapor (eficiência entre 20% e 35%).

Com uma rica fonte alternativa do Brasil, como a energia proveniente do sol e aliado ao motor Stirling que possui uma alta eficiência energética. Foi desenvolvido um projeto visando à conscientização das pessoas para a necessidade de melhorar o uso da energia que dispomos hoje.

 


  1. FONTES ALTERNATIVAS

As fontes alternativas de energia reúnem as formas de produção de energia que causam menor impacto ambiental no planeta sendo assim, pouco poluentes. As energias alternativas são derivadas de fontes de energias renováveis (ou energia limpa) na medida em que não cessam e se renovam na natureza espontaneamente.

Cada vez mais são utilizadas no mundo como fontes alternativas em relação às fontes de energia mais convencionais que muitas vezes causam forte impacto ambiental, tal qual a queima de combustíveis fósseis. Nesse sentido, vale lembrar que as fontes de energia não renováveis (energia suja) os recursos naturais, se explorados indefinidamente, se esgotam na natureza.

No Brasil, a fonte de energia mais utilizada é a hidráulica, no entanto, problemas atuais como a escassez da chuva e consequentemente a evaporação das águas dos rios, tem levado ao desenvolvimento de outras fontes de energia alternativas, por exemplo, a solar e eólica. A principal vantagem da utilização das fontes de energia alternativas é, sem dúvida, o baixo impacto ambiental que geram. No geral, como desvantagem da escolha de fontes alternativas de energia podemos citar os altos custos para implementação e manutenção de tais sistemas.

  1. Energia Solar

A Energia Solar é produzida pela energia dos raios solares e, portanto, é inesgotável na natureza. É uma das mais exploradas na atualidade como fonte de energia alternativa limpa e não poluente. As placas solares e as células fotovoltaicas estão sendo muito utilizadas nas residências, de forma que captam a energia solar (luminosa), e depois transformam em energia elétrica. São utilizadas também para o aquecimento de água (energia térmica).

 Aproveitar a energia solar significa utilizá-la diretamente para uma função, como seja aquecer um fluído (sistemas solares térmicos), promover a sua adequada utilização num edifício (sistemas solares passivos) ou produzir energia elétrica (sistemas fotovoltaicos).

O sol, não só é uma fonte de energia inesgotável, como permite obter uma energia limpa e gratuita (após a instalação das unidades de captação e armazenamento). Embora sejam necessários sistemas auxiliares, que não utilizam energia renovável, ao nível de poluição é muito reduzido. Por outro lado, os sistemas de aproveitamento de energia solar são os mais acessíveis, monetariamente, ao consumidor.

  1. Aquecedor solar

Como mais uma forma alternativa de geração de energia, os aquecedores solares vem ganhando espaço no mercado e na casa das pessoas. Prova disso é o aumento no na arrecadação da indústria de energia solar: em 2009, o faturamento global chegou a 38 bilhões de dólares. Se antes, essa forma de captação energética era empregada apenas em grandes construções, hoje a evolução é tanta que há até projetos de moradia popular que incluem aquecedores solares nas residências. O aquecimento de um fluído, líquido ou gasoso, em coletores solares, é a utilização mais frequente da energia solar. O aquecimento de água por esta via é hoje uma tecnologia fiável e economicamente competitiva em muitas circunstâncias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (499.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com