TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bombas Hidraulicas

Artigo: Bombas Hidraulicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

Bombas, uma Breve História

Embora a agricultura esteja em prática há mais de 10000 anos, os primeiros registros que temos de irrigação são devidos aos egípcios. A agricultura foi a primeira razão para o ser humano necessitar de uma bomba. Neste texto estamos considerando como “BOMBA” qualquer dispositivo destinado a recalcar (elevar) água.

Desde que os egípcios no ano 2000 AC inventaram a bomba “shadoof” ou cegonha possibilitando a irrigação nas margens do Rio Nilo, o homem continua utilizando intensamente este equipamento. Com o passar dos tempos dispositivos rudimentares, mas que ainda são usados no século XXI tiveram também aperfeiçoamentos e contaram com a descoberta de alternativas de diferentes tecnologias. Algumas destas antigas invenções, como o parafuso de Arquimedes, são utilizadas até os nossos dias, praticamente da mesma forma com que foram criadas por volta do ano 200 AC.

Os homens, inicialmente transportavam a água em potes, mas cerca de 1500 a.C. apareceu a primeira máquina de elevação de água, a picota. Posteriormente apareceram o sarilho, usado para elevar um balde, a nora e a roda persa. Todas estas máquinas eram movidas por trabalho humano ou animal. O sarilho é empregado ainda hoje no abastecimento de água.

Um dos tipos mais antigos de bomba foi o Parafuso de Arquimedes, empregado por Senaquerib, Rei da Assíria, para a irrigação dos Jardins Suspensos da Babilônia e Nínive, no século VII a.C. e posteriormente descritas em maior detalhe por Arquimedes no século III A.C.

As bombas alternativas a pistão ou êmbolo já eram do conhecimento dos gregos e dos romanos. Ctesibius, por volta de 250 A.C., inventou uma bomba alternativa movida por uma roda d’água, construída por seu discípulo Hero de Alexandria. No Museu Arqueológico Nacional de Espanha, em Madri, há uma bomba alternativa duplex, de acionamento manual, fabricada entre os séculos I e II d.C. Esta bomba foi encontrada na mina de Sotiel-Coronada en Calañas, Andaluzia, Espanha. No século XIII d.C., al-Jazari descreveu e ilustrou diversos tipos de bombas, entre outras, a bomba alternativa, o burrinho a vapor, a bomba de sucção e a bomba de pistão.

As bombas cinéticas, embora fruto de conceitos muito antigos, só vieram a ser construídas para uso real no início do século XIX. O inventor francês Denis Papin construiu uma “bomba de ar” em fins do século XVII, mas carecia de um acionador adequado. O nome deste aparelho, fole de Hesse, é uma homenagem ao patrono de Papin à época, o príncipe de Hesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com