TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAD e Parametrização

Por:   •  28/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.296 Palavras (14 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 14

SOFTWARES DE CAD

AutoCAD

O AutoCAD apareceu em torno de 1964, mas somente em novembro de 1982 na COMDEX (Exposição para Negociações de Computadores) em Las Vegas, EUA, foi divulgado pela AutoDesk Inc. a versão 1.0 do programa. O software foi escrito primeiramente para inúmeros sistemas operacionais especialmente para arquitetura CP/M, mas também para MS DOS e Unix. É um dos programas mais tradicionais da área de Engenharia e Arquitetura, sendo um dos mais utilizados mundialmente em projetos e desenhos técnicos.

O AutoCAD pode ser adaptado às diversas áreas de uso, existindo muitos softwares que rodam dentro dele, possibilitando tarefas mais específicas. Inclusive, pode-se automatizar projetos com rotinas que pedem entrada de parâmetros, além da possibilidade de elaboração de apresentações dos projetos em nível fotorrealístico.

A partir da versão de 2007, a capacidade de renderização (Processo pelo qual se obtém o produto final de um processo digital) foi melhorada nos aspectos de praticidade e qualidade com o surgimento de uma interface de modelagem 3D mais intuitiva.

A última versão do programa até então é a 2016, com recursos inovadores com a possibilidade de anexar arquivos PDF aos desenhos para melhor desempenho e o dimensionamento inteligente, que consiste na criação automática de medições adequadas com base no contexto do projeto onde, passando o cursor sobre os objetos selecionados, obtém-se uma visualização da dimensão antes de criá-los.

Características técnicas

Ferramentas de projeto de formas livres 3D: Recursos que consistem em puxar ou empurrar faces, arestas e vértices na modelagem de sólidos, superfícies e malhas oferecendo o máximo em flexibilidade e controle para o projeto em 3D.

Suporte a nuvens de pontos: Suporte para até dois bilhões de pontos, pode-se visualizar e vincular rapidamente à superfície de objetos escaneados dentro do espaço de trabalho de modelagem agilizando os projetos de reforma e restauração.

Análise de superfícies: Recursos que garantem o entendimento claro da continuidade entre superfícies diferentes.

Atualização de spline: Possibilidade de adicionar e remover vértices facilmente, editar pontos de ajuste e vértices de controle, inserir dobras e especificar o grau de ajuste de uma spline a uma curva.

Transparência de camadas (Layers) e objetos: Exibe a geometria do desenho com mais flexibilidade aplicando transparências às camadas, blocos ou objetos.

Interface ribbon: Com tecnologia ribbon, a produtividade na criação do desenho aumenta com a diminuição dos passos para localizar um comando. A interface ribbon apresenta as opções de comando em formato visual, possibilitando a rápida seleção de comandos relacionados à tarefa que você está executando.

Google SketchUp

O SketchUp foi inicialmente desenvolvido pela companhia At Last Software, no Colorado, EUA, no ano de 1999. Um ano após, foi liberado como ferramenta de uso geral 3D e obteve uma ótima aceitação em sua primeira exposição comercial. Seu uso se ascendeu devido à sua fácil utilização e aprendizagem. As versões forma evoluindo com os lançamentos dos SketchUp 3, 4 e 5 no período de 2000 e 2006.

A Google Software adquiriu a At Last e com ela os direitos de desenvolvimento do programa. A razão que o Google argumentou pela compra da companhia foi a melhoria dos plugins do Google Earth. Em versões posteriores foram desenvolvidas e acrescidas novas ferramentas 2D e opções que facilitaram muito as apresentações de projetos.

 Atualmente, se encontra no mercado a versão SketchUp 2015 com muitas novidades e ainda mais força na tecnologia de criação de projetos no meio da construção civil. O software está disponível em duas versões: Professional e Make – esta última, de uso privado, não comercial e gratuito – funcionando em plataformas Windows e Macintosh.

Características técnicas

Medições precisas: Basta digitar o seu valor enquanto desenha a dimensão para modelagem com precisão. Pode-se utilizar ainda a ferramenta fita métrica para definir as diretrizes da modelagem.

Adicionar localização: O Google Maps é totalmente integrado com o SketchUp. Tome informações contextuais para qualquer localidade do planeta. Quando você importa uma área com a ferramenta Add Location, você obtém uma imagem aérea em cores, modelo de terreno em 3D e dados de geolocalização que você precisa para estudos relevantes de sombra.

Cálculos de área e volume: Clique com o botão direito em cada lado do modelo no SketchUp para exibição do valor de sua área. Se no projeto tiver um grupo ou componente que é um sólido – que está completamente fechado e compreendido entre as faces – pode-se ver seu volume e informações da entidade em um quadro de diálogo.

Classificador BIM: Melhora a compatibilidade com outras ferramentas BIM atribuindo de um modo simples, esquemas de rótulos para grupos ou componentes do modelo. Classifica a geometria como muros, lajes, telhados e outros tipos de objetos padrões do setor de construção. Trabalha com esquemas de classificação existente ou cria outros próprios.

Ferramentas avançadas de câmeras: Permite na versão profissional o trabalho com câmeras do mundo real na modelagem 3D. O programa tem um conjunto de configurações de câmeras existentes que você pode utilizar diretamente. Você cria controles ACT que oferecem ajustes precisos como distância focal e largura da imagem, permitindo-lhe ter uma visualização com precisão dos tiros de sua câmera em vistas SketchUp.

SolidWorks

Tudo começou em 1993, quando o fundador da SolidWorks, Jon Hirstick e um time de engenheiros desenvolveram um software CAD para desenhos 3D fácil de usar, fornecendo intuitividade aos seus usuários e ferramentas de alta performance. Assim, dois anos depois, a primeira versão do SolidWorks estava lançada no mercado, sendo o primeiro software CAD executado em plataforma Windows.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (232 Kb)   docx (103.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com