TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAL HIDRAULICA

Trabalho Universitário: CAL HIDRAULICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

Questões Sobre Cal Metalúrgica

A fabricação de ferro gusa se realiza em unidades industriais chamadas Altos-Fornos, nas quais se reduzem os óxidos contidos nos minerais de ferro e se separam as impurezas que os acompanham. Os altos-fornos utilizam calcário como fonte de CaO, visando uma geração de escória com as propriedades desejadas. Convertedores e fornos a arco elétrico utilizam cales calcítica e dolomítica para gerar escória e proteger os refratários. A cal também é utilizada como dessulfurante de gusa e de aço. As escórias se formam pela fusão das impurezas do minério de ferro, juntamente coma adição de fundentes (calcário e dolomita) e as cinzas do coque. A escória fundida é uma massa que, por sua insolubilidade e menor densidade, sobrenada no ferro gusa é conduzida por canais, até o lugar de resfriamento. Esse material, excetuando a escória granulada, uma vez moída, pode ser utilizada principal elemento de qual tipo de aglomerante especial?

R – Cal Metalúrgico.

Cite duas utilizações da Cal Metalúgica:

R - Como aglomerante na elaboração de massas de assentamento de elementos cerâmicos ou cimentícios, como também, de massas para revestimento de paredes.

Qual o principal benefício da utilização da Cal Metalúrgica?

R - Seu principal benefício é consumo de rejeito de indústria, contribuindo para destinação correta do material poluente, ajudando diminuir o passivo ambiental das indústrias metalúrgicas.

Obs.: No Brasil este tipo de material não é normalizado, nem tão pouco utilizado, uma vez que há a predominância do uso do cimento. Sabe-se que apenas na França ela é normalizada e utilizada para revestimento interno. Do ponto de vista de custos na construção pode-se dizer que a utilização da cal metalúrgica é quase que insignificante no orçamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com