TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CInencia Da Computação

Artigo: CInencia Da Computação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Processador CELL

Cell é a abreviação de cell broadband engine archtecture (cuja tradução literal seria algo como “célula banda larga motor arquitetura”) que pode ser escrito como CellBE ou simplesmente Cell.

A arquitetura Cell foi um desafio lançado pelas empresas Sony Computer Entertainment, Toshiba e IBM com o objetivo de desenvolver um processador de custo relativamente baixo e capaz de fornecer alto desempenho para diversas aplicações, incluindo os aparelhos comerciais mais exigentes: os consoles

Para atingir tal objetivo, o Cell foi desenhado com base em aplicações que exigem processamento pesado, como criptografia de dados, transformação e iluminação t&l de gráficos, processamento de física, transformada rápida de Fourier fft, operações sobre matrizes e aplicações científicas.

O Cell é uma arquitetura de multiprocessador heterogêneo que consiste de um núcleo IBM Power PC de 64 bits PPU, mais oito co-processadores especializados baseados em uma arquitetura SIMD (Single Instruction Multiple Data), chamados de Unidade de Processamento Sinergético (SPU). Os SPU’s são especializados em computação intensa, como as feitas em aplicações de criptografia e científicas.

Para demonstrar que o processador atendia os requisitos propostos, junto com seu lançamento foram mostradas algumas aplicações que justificariam o uso do processador.

Mais oito coprocessadores especializados baseados em uma arquitetura SIMD TRE (Terrain Rendering Engine). Utilizando-se da técnica de Ray-casting (o caminho da luz é traçado a partir do olho do espectador até atingir a superfície do terreno) os pesquisadores da IBM conseguiram atingir taxas de 75 frames por segundo renderizando imagens de 1280×720 (720p) a partir de mapas de tamanho 7455×8405.

Os dados de entrada do renderizador são duas fotos. A primeira é um mapa de altura e a segunda é o mapa do terreno em si.

O desempenho máximo do processador só pôde ser atingido devido à natureza paralela do problema de Ray-casting. O PPU é responsável por dividir a imagem em blocos que são enviados aos SPU’s. Cada SPU lança vários raios por pixel e calcula a iluminação no ponto de contato do raio com o terreno. A arquitetura SIMD dos SPU’s permite que os mesmos lancem vários raios independentes paralelos, o que resulta no máximo aproveitamento dos recursos do Cell.

Visão Geral da Arquitetura

Os requisitos do projeto foram atendidos com a criação de uma arquitetura SIMD inovadora usando instruções de 32 bits que codificam operações com 3 operadores. Um novo conjunto de instruções permitiu aos pesquisadores simplificarem o lado das instruções e fornecer operandos de 7 bits, assim, cada instrução pode endereçar diretamente cada um dos 128 registradores. Com esta abordagem unificada de instruções formato único pode-se ter acesso direto a 128 registradores e o mesmo formato pode ser usado para instruções condicionais e desvios.

O PPU é um processador convencional, de desempenho mediano, capaz de executar um sistema operacional, e possui controle sobre os núcleos SPU’s. O PPU pode iniciar, interromper e escalonar processos que serão executados nos SPU’s. Diferente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com