TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPUTAÇÃO E GRÁFICOS

Seminário: COMPUTAÇÃO E GRÁFICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Seminário  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Os acadêmicos do Curso de Engenharia de Computação, da UTFPR - Câmpus Pato Branco, Caciano Dangui Mattiello, Igor Gustavo Hoelscher e Rogério Corrêa Medeiros, tiveram seu artigo aprovado e publicado como capa, na edição 50 da revista técnica eletrônica Mobile Magazine, do grupo Devmedia, a qual também publica revistas clássicas como SQL Magazine e Java Magazine.

O artigo intitulado Bluetooth e sensores no controle do LEGO Mindstorms NXT, foi desenvolvido como trabalho final da disciplina optativa de Computação Móvel, ministrada pelo professor Robison Cris Brito, e explica a criação de um software que tem por intuito controlar robôs Lego Mindstorms. Estes equipamentos foram adquiridos recentemente pelo câmpus.

O software foi desenvolvido na tecnologia Android e testado em um dos tablets adquiridos também, recentemente, pelo Departamento Acadêmico de Informática (DAINF). O objetivo desse software é capturar o movimento do tablet, utilizando os dados gerados pelo sensor de aceleração e enviar estes dados para o robô, usando a comunicação Bluetooth, a partir de um protocolo próprio da plataforma Lego Mindstorms.

Para saber mais sobre o artigo, acesse a página da revista e consulte os artigos da edição ou clique diretamente AQUI.

Outro destaque foi a participação dos acadêmicos do Curso de Engenharia de Computação, Igor Gustavo Hoelscher e Rogério Corrêa Medeiros, na 2ª edição do Campus Mobile, realizada de 15 a 19 de julho, em São Paulo. O evento foi organizado pelo Instituto Claro, em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e com o apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-USP).

O Programa Campus Mobile tem o objetivo de estimular a formação de jovens talentos universitários de todo o país na criação de aplicativos e serviços que utilizam as tecnologias móveis em benefício do desenvolvimento social do Brasil.

Os acadêmicos apresentaram o projeto MAE (Medical Assistence Equipment), que consiste em um sistema microcontrolado, que captura dados sobre os sinais vitais de uma pessoa (temperatura, batimento cardíaco e pressão arterial) e envia estes dados via tecnologia Bluetooth, para um dispositivo Android, alertando sobre eventuais alterações nos dados lidos. O projeto não recebeu premiação, apesar de ter sido elogiado pela banca de avaliação do concurso.

Conforme informações do professor Robison Cris Brito, “dos mais de 1200 projetos inscritos no programa, oriundos de 22 universidades, envolvendo dispositivos móveis, 94 foram selecionados para a fase final. Da UTFPR - Câmpus Pato Branco, três projetos foram aprovados. Destes, o projeto intitulado MAE (Medical Assistence Equipment), representou a Instituição no evento”.

Os outros dois projetos aprovados foram desenvolvidos pelos acadêmicos do curso de Engenharia da Computação, Nathanyel Sandi e Handrey Galon, porém não participaram do evento.

Equipe que participou do Campus Mobile

Da esquerda para a direita: O acadêmico Rogério Corrêa Medeiros; os três integrantes da equipe de testes do laboratório de tecnologias móveis da Empresa Qualcomm (colaboradora do evento); e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com