TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO DE CÂMARA DE SECAGEM POR ENERGIA SOLAR PARA SECAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA INDÚSTRIA DE SUCO DE LARANJA

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.639 Palavras (15 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 15

CONSTRUÇÃO DE CÂMARA DE SECAGEM POR ENERGIA SOLAR PARA SECAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA INDÚSTRIA DE SUCO DE LARANJA

Ana Carolina Souza Alves1; Bruna Coimbra2; Isadora Neves Gonçalves Andrade3; Karina Loures Matos4; Maria Luiza Moraes Rocha5; Nathalia Martins Santana6; Tainá Stefanie Ferreira Souza7

Alan Rodrigues Teixeira Machado (Orientador)8

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

1a.cquimica@outlook.com;2brunatecquimica@hotmail.com;3andrade.isah@bol.com.br; 4karinalouresm@yahoo.com.br; 5malumoraesrocha@hotmail.com; 6nathaliamartins13@hotmail.com; 7thaina.ferreirasouza@outlook.com; 8alan.@prof.unibh.br.

RESUMO: Um dos principais problemas enfrentados pelas indústrias processadoras de suco de laranja é o grande volume de resíduos produzidos. O descarte desses resíduos é um problema crescente devido aos potenciais impactos ambientais que pode gerar, intensificando o interesse de formas alternativas para o aproveitamento dos mesmos. Diante disso, o presente trabalho propõe a secagem das cascas da laranja por meiode energia solar visando à minimização dos resíduos sólidos gerados no processamento do suco e consequentemente minimizando o impacto ambiental, ampliando seus usos, facilitando seu transporte, armazenamento e manuseio. A secagem por meio de energia é mais eficiente, pois a massa de água superficial perdida foi maior, no entanto não houve uma grande diferença entre os processos.

PALAVRAS-CHAVE: Câmara de secagem; Energia solar; Suco de Laranja.

ABSTRACT: The main problems faced by processing industries of orange juice is the large volume of waste produced. Disposal of this waste is a growing problem because of potential environmental impacts that can generate , increasing interest in alternative ways to exploit them. Therefore , this paper proposes drying the orange peels through solar energy in order to minimize solid waste generated in processing the juice and consequently minimizing the environmental impact , expanding their uses , facilitating transport , storage and handling. The drying medium is more energy efficient because the lost surface water body is greater, however there was a big difference between the processes .

KEYWORDS: Drying Chamber; Solar energy; Orange juice.

_________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

A secagem é um processo físico que consiste na eliminação de água por evaporação, de modo a melhorar a conservação de um produto. É um dos métodos mais antigos de conservação de alimentos e surgiu quando os povos primitivos observaram que as sementes das plantas, com que se alimentavam, se conservavam por mais tempo depois de expostas ao sol. A partir daí começaram a secar ao sol outros alimentos, nomeadamente carne, peixe e os próprios grãos (LEITÃO, 1998).

A secagem permite estabilizar a atividade microbiológica e reduzir as reações químicas e enzimáticas devido à diminuição da atividade da água; dispor do produto durante todo o ano; reduzir o peso dos produtos e consequentemente os custos de transporte e de armazenamento (DUDEZ, 1996).

Tradicionalmente os alimentos eram colocados no solo, nos tetos das habitações ou em tabuleiros, os quais recebiam a radiação direta do sol. Os alimentos ficavam expostos às intempéries, às poeiras e aos insetos, o que não favorecia a qualidade do produto final (DUDEZ, 1996).

Nos últimos anos, têm-se realizado numerosos trabalhos sobre o desenvolvimento e otimização de secadores solares de modo a eliminar estes problemas (CANDEIAS et al, 1998).

O secador solar direto é composto por uma só peça que desempenha simultaneamente a função de coletor solar e de câmara de secagem onde a radiação solar incide diretamente sobre o produto colocado no secador. O ar é aquecido por efeito de estufa, a circulação do ar é feita por convecção natural, a secagem é rápida e os custos são baixos. Os produtos são protegidos das poeiras e insetos, no entanto, verifica-se uma perda de qualidade dos produtos por exposição direta aos raios solares (CANDEIAS et al, 1998).

A linha de trabalho sobre a secagem solar de frutos surgiu da necessidade de garantir um melhor aproveitamento da produção agrícola e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos agricultores por meio da utilização de energias renováveis (LEITÃO, 1998).

Com os avanços tecnológicos, a busca por aperfeiçoamento de produtos e processos é contínua. A produção de laranja e a industrialização de sucos dessa fruta é um dos mercados mais concentrados do mundo. Entretanto, industrialização de laranja para a produção de suco gera grandes quantidades de resíduos que equivale a 50% do peso da fruta com umidade aproximada de 82% (REZZADORI, BENEDETTI 2009).

O descarte dos resíduos do processamento desse tipo de fruta representa um crescente problema devido ao aumento da produção, gerando um impacto ambiental potencial de contaminação dos solos (TIENNE et al., 2004).

Conforme a Lei 997, Controle de Poluição do Meio Ambiente, é considerada poluente toda e qualquer forma de matéria ou energia que, direta ou indiretamente, cause poluição nas águas, ar ou solo (CETESB, 1976).

Devido à grande quantidade de resíduos de laranja gerados nas regiões produtoras e processadoras da fruta, há um grande interesse na busca de alternativas para o aproveitamento dos resíduos da indústria de processamento de suco de laranja, minimizando o impacto ambiental causado pelo acúmulo destes no ambiente (REZZADORI, BENEDETTI 2009).

Atualmente, o principal uso dos resíduos da laranja é como complemento para a ração animal. Vários estudos têm proposto outros usos, incluindo a obtenção de fertilizantes orgânicos, pectina, óleos essenciais, compostos com atividade antioxidante e várias enzimas. Contudo, a utilização desses resíduos é restrita devido a grande quantidade de água que contêm, dificultando a coleta, transporte e armazenamento (ALEXANDRINO; 2007)

A secagem natural da casca residual do processamento do suco de laranja pode facilitar a utilização desses resíduos, ampliaria seus usos e, ao mesmo tempo, facilitaria seu transporte, armazenamento e manuseio (LEITÃO, 1998).

Este trabalho teve como objetivo a construção de uma câmara de secagem por energia solar visando um aproveitamento da casca de laranja descartada como resíduo na indústria de sucos, abrindo um novo mercado para a mesma. O projeto propôs a secagem das cascas de laranja por energia solar e por energia elétrica, utilizando lâmpadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com