TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURVA CARACTERISTICA DO DIODO

Por:   •  22/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Esse relatório tem como objetivo analisar as características da curva do semicondutor Diodo projetado no software NI Multisim através do circuito elétrico. Será analisado nos gráficos o comportamento das tensões e das correntes do Diodo assim visto em aula.

INTRODUÇÃO O diodo é um componente que pode conduzir ou bloquear a passagem elétrica, dependendo da polaridade da tensão com os seus terminais. Desse modo, o diodo apresenta uma grande variedade de aplicações.

Basicamente, os diodos semicondutores são formados através da junção entre um material do tipo P com outro do tipo N, produzindo uma junção PN. Ao conectar o material do tipo P com outro do tipo N, as lacunas e os elétrons próximos a junção tendem a se combinarem, formando então uma região denominada região de depleção, onde nesta, verifica-se a ausência de portadores livres.

Entretanto, pode-se analisar o funcionamento dos diodos semicondutores, a partir da sua estrutura interna formada pela junção PN aplicando entre seus terminais tensões de formas diferentes denominadas: polarização direta e polarização reversa.

RESULTADO DA SIMULAÇÃO

Inicialmente, conhecendo um pouco sobre o funcionamento dos diodos, foi projetado um circuito elétrico de forma que um diodo MUR5020 fosse polarizado diretamente por uma fonte de tensão variável e um resistor de 100 ohm como ilustrado pela Figura 1.

Portanto, como a corrente através do diodo depende do material utilizado, nota-se que ela cresce exponencialmente em relação ao aumento da tensão aplicada sobre os terminais do dispositivo, pode-se ainda representar seu funcionamento de forma gráfica.

Conforme a tensão aplicada é variada, os valores de tensão e corrente sobre o diodo são medidos, respectivamente, através de um multímetro conectado ao circuito. Para obter os valores das correntes do diodo foi usada a equação (Id=Vd/R) onde pode ser visto na figura 3.

Após serem medidos os valores de tensão e corrente no diodo dentro de uma faixa de tensão aplicada ao circuito eletrônico foi projetado a fim de analisar o funcionamento do dispositivo tanto quando polarizado diretamente, ou seja, significa que a tensão aplicada no anodo sempre vai ser maior que o potencial do catodo, para que assim esse potencial do diodo permita uma passagem de corrente.

É possível observar que a partir de 0,5 volts aproximadamente a tensão do diodo ultrapassou a barreira de tensão do campo de depleção consequentemente o diodo está ligado e deixando um número elevado de corrente passar no sentido positivo do eixo do gráfico que é a característica do estado de polarização direta.

Pode-se calcular a resistência do diodo a partir da fórmula 𝑅𝑑=ΔVdΔId

Logo, pegando dois pontos de Vd e Id no gráfico abaixo

Então o valor de 𝑅𝑑=(0,642949−0,610694)(0,30357−0,15389)

Portanto, o valor da resistência do diodo 𝑅𝑑 = 0,215493052 Volts

Pelas informações obtidas podemos perceber que o material composto no transistor é um silício pois em 0,7 V temos a tensão do diodo em condução.

Já para lado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com