TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calibre

Relatório de pesquisa: Calibre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

FEPI – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ

Nota:________

RELATÓRIO DE METROLOGIA

PAQUÍMETRO

Nome Turma

Rita Cristina de Cassia Ramos

Tamires Ramos

Rafael Carlos Ribeiro

FEPI – 20/03/2014

1 – Introdução

O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.

O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.

Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.

A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

A média aritmética simples também é conhecida apenas por média. É a medida de posição mais utilizada e a mais intuitiva de todas. Ela está tão presente em nosso dia-a-dia que qualquer pessoa entende seu significado e a utiliza com frequência. A média de um conjunto de valores numéricos é calculada somando-se todos estes valores e dividindo-se o resultado pelo número de elementos somados, que é igual ao número de elementos do conjunto, ou seja, a média de n números é sua soma dividida por n.

Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.

Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm), 7: nônio ou vernier superior (polegada), 8: trava.

2 - Objetivos

Analisar a variação de medições e a média de uma amostra mediante dois medidores (1 e 2), 5 locais de medidas adotados como padrão (A, B, C, D, E), com 10 repetições para cada medidor e para cada local determinado.

4- Desenvolvimento teórico

Fazer uma breve descrição sobre o relógio comparador e o apalpador (princípio de funcionamento, tipos, aplicação etc).

Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.

Os tipos de paquímetros são: paquímetro universal, paquímetro universal com relógio, paquímetro com bico móvel (basculante), paquímetro de profundidade, paquímetro duplo, paquímetro digital.

Os Paquímetros Universais foram concebidos para tomar dimensões lineares externas por contato. Com menor exatidão também mede dimensões internas, profundidades e ressaltados.

Como exemplo de como se é utilizado o equipamento para tomada em medida externas posicionamos o objeto a ser medido em contato com a face de encosto do bico fixo, o mais próximo possível de escala, sem encostar ela, e deslizamos suavemente o cursor, com o polegar, até que a face de encosto do bico móvel toque o objeto sem bater, e sem exercer pressão em demasia. A leitura do valor inteiro em milímetro é tomado comparando-se a posição do traço 0 (zero) do cursor com a escala fixa, e a parte decimal observando-se qual traço do cursor se alinha com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com