TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Camilioo

Trabalho Universitário: Camilioo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 4

FAV – Faculdade Anhanguera de Valinhos

Administração – Teoria Geral da Administração

Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS

Etapas 1, 2 e 3

Professora: Mônica Maria Borja Farias

2° Semestre – 2011

Introdução

Vivemos em um mundo composto por sociedades de organizações. Cada organização tem seus objetivos, administradores, pessoal, ramo de atividade, problemas internos e externos.

A administração é imprescindível para a existência, a sobrevivência e o sucesso das organizações.

Neste trabalho apresentaremos a história da Administração, suas teorias e as habilidades de um administrador.

Etapa 1 - Camila

Taylor

Frederick Taylor nasceu no estado da Filadélfia, nos EUA em 1856, foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Iniciou sua vida profissional como operário de fábrica, formou-se em Engenharia em 1885 e foi trabalhar em uma grande empresa siderúrgica, onde desenvolveu estudos que deram base para formular sua teoria, na qual ela analisou a empresa a partir dos níveis operacionais.

Frederick Taylor acreditava que o sistema de bônus na organização só seria eficaz combinado com tarefas devidamente e cuidadosamente planejadas e facilmente ensaiadas. Bem como sua concepção, gerência deveria atuar de maneira cooperativa e ter uma atuação no sentido de apoiar o trabalho dos operários. Dentro do conceito de produtividade achar novos desafios a cada pessoa, dentro do seu potencial. Sendo então remunerados pelo seu desempenho superior. Portanto criou vários inimigos na empresa e foi mandado embora.

Mas contribuiu para administração, sendo considerado o pai da administração cientifica por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração das empresas, com ênfase dada à análise racional dos problemas, com intuito de garantir o custo e beneficio aos sistemas produtivos, com a racionalização do trabalho, divisão de tarefas, planejamento, preparo dos trabalhadores, controlar o trabalho e a execução. A teoria proposta por Taylor e que causou uma verdadeira revolução no sistema produtivo seguiu sendo aperfeiçoada ao longo dos anos apesar das críticas e é, sem dúvida alguma, a precursora da Teoria Administrativa.

Surgimento da Administração

Deu-se no ano 5000 a.C. quando os antigos habitantes da Suméria procuravam uma maneira para melhorar a resolução dos problemas práticos daquela época.

Foi por meio desse esforço conjunto que surgiram as empresas rudimentares.

O aparecimento das empresas e da administração moderna surgiu no final do século XVIII, na Inglaterra com a Revolução Industrial, surgiram então as máquinas a vapor inventadas por James Watt em 1776.

As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir, fazendo com que baixasse o preço das mercadorias e acelerasse o ritmo de produção.

Antes da Revolução Industrial as condições de trabalho nas fábricas eram precárias. Os ambientes eram mal iluminados e abafados, os salários dos trabalhadores eram baixos e chegavam a trabalhar até 18 horas por dia. Não havia direitos trabalhistas.

Teorias da Administração

Foi no início do século XX, a partir dos estudos de um engenheiro norte americano chamado Taylor que a Administração, como ciência, passou a ser estruturada. Esse período ficou conhecido como o da Administração Clássica não existia, até o momento, operários especializados, os produtos eram produzidos por artesãos.

Em seguida surgiu a chamada Administração Científica onde Fayol criou o modelo cartesiano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com