TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canhoneio

Artigo: Canhoneio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 9

.

1-INTRODUÇÃO

A operação de canhoneio é considerada parte fundamental nas etapas de completação dos poços petrolíferos, onde o mesma tem como objetivo a comunicação do reservatório ao poços através do uso de cargas explosivas.

Os canhoneios podem ser classificados em três tipos variando através da pressão exercida no sistema, sendo eles os overbalance, underbalance e o extreme balance, associados a estas técnicas estão os métodos convencionais, Through Tubing e tubing-conveyed perforation.

São usadas diversos tipos de cargas, tendo cada uma delas suas características especificas, sendo assim através da suas características conseguem nomear o tipo de formação a qual será aplicada.

O processo quando bem aplicado trará lucro para o processo de produção, trazendo uma elevação na produção e diminuindo os custos aplicados no campos de exploração.

2- OPERAÇÃO DE CANHONEIO

Parte fundamental na etapa de completação de poços de petróleo, o qual tem a responsabilidade de comunicar o reservatório ao poço fazendo uso de cargas explosivas.

Baseando na pressão do sistema os canhoneios podem ser classificados nos seguintes tipos:

2.1- OVERBALANCE

Baseada na pressão positivas do poço relacionada a formação, ocasionada através do fluído de completação, a diferença de pressão faz com que o ocorra que o fluídos utilizados invadam a área canhoneada, fazendo com que contamine as imediações do poço, representando incertezas, devido que senão houver compatibilidade entre o fluídos e argilas pode contaminar de forma que não descontaminar, aumentando os custos com tratamentos mais específicos.

A compactação dos detritos gerado no processo de explosão aos poros da formação, fenômeno nomeado de tamponamento, este responsável na dificuldade do fluxo do fluído para dentro do poço, reduzindo a produção. (Figura 1).

Este método dispensa o uso de válvulas de fechamento de emergência (BOP), possibilitando a ocorrência de disparos antes da finalização da completação do poço (fluxo controlado por seções do poço)

Figura 1: Danos por overbalance

Fonte: Vieira et.al, 2011.

2.2- UNDERBALANCE

Este método como o próprio nome já diz ele é o inverso do métodos descritos anteriormente, significa que neste caso a pressão é exercida da formação para o poço. Tem como objetivar buscar soluções das deficiências apresentadas pelo método anterior, a pressão contraria torna favorável a limpeza dos detritos gerados através da explosão, o que evita a ocorrência de tamponamento.

Tendo o fluxo da formação para o poço, evita a ocorrência de contaminação da formação através dos fluidos do poço. Este método necessita que o poço esteja totalmente completado, antes dar inicia ao processo de canhoneio, devido que a pressão negativa dentro do poço em relação à formação indica que quando ocorrer os disparos, no mesmo instante iniciará a produção, sendo esta uma da principais vantagens deste método.

Figura 2: Método Underbalance

Fonte: Vieira et.al , 2011.

Este método é considerado mais seguro que o overbalance, devido este poço nunca ficar exposto, sendo que as maiores incidências de “blow outs” ocorrem durante o processo de completação. Porém inúmeros defeitos já foram constatados a este método, como deformações em revestimentos, instabilidade, produção de areia devida muitos furos canhoneados.

De acordo com Vieira (2011):

.

Portanto deve-se estudar cautelosamente os impactos deste tipo de canhoneio na

formação. Em geral o Underbalance é preferível ao Overbalance, devido à limpeza dos detritos da explosão, o que desobstrui as vias para escoamento do fluido da formação. Porém, algumas pesquisas indicam que, para reservatórios de gás altamente pressurizados, o canhoneio com Overbalance pode obter melhores resultados que aquele com Underbalance.

Através da realização de estudos quanto a formação e o tipo de reservatório, é o que definirá o método mais eficaz e seguro para esta operação.

2.3- EXTREME OVERBALANCE (EOB)

De acordo com Vieira e Santana (2011) este método trata-se de :

De uma variação do Overbalance. Baseia-se em uma pressão altíssima no sentido do poço para a formação. Seus principais objetivos são os de limpar os túneis dos canhoneados dos detritos e criar fraturas de pequena penetração e alta condutividade que ultrapassam a região danificada pelo fluido, ampliando o raio de drenagem do poço.

Seus principais objetivos é limpar os tuneis dos canhoneados, dos resíduos resultantes no processo de disparos de cargas e também criar pequenas fraturas, que possuam alta condutividade as quais devem ultrapassar a região danificada através do fluído de perfuração e até mesmo pelo canhoneio, ocasionando na ampliação do raio de drenagem do poço.

A pressão elevada no EOB é produzida através da aplicação direta de fluídos na cabeça do poço (Figura 3), são utilizados os fluídos de completação ou ácidos e N2 (gás).

Figura 3: Canhoneio em extreme overbalance

Fonte: Vieira et. al, 2011.

Figura 4: Classificação do canhoneio

Fonte: SILVA, 2007 apud BAIOCO et al., 2009.

3- MÉTODOS DE CANHONEIO

Existem três tipos de métodos de canhoneios utilizados: convencional, through tubing e tubing-conveyed perforation-tcp os quais serão descritos na sequencia:

3.1- CONVENCIONAL

Mantêm o poço em overbalance, então desce o canhão, logo após aciona, na sequencia realiza a recuperação do canhão e desce a coluna de produção. (Figura 4).

Figura 4: Canhoneio Convencional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com