TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacidade Termica de um Corpo

Por:   •  18/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. OBJETIVO

3. EXPERIMENTOS

4. CONCLUSÃO

1. INTRODUÇÃO

Capacidade térmica é a grandeza física que determina a variação de um corpo ao receber determinada quantidade de calor, este valor corresponde à quantidade de calor necessário para elevar a temperatura do corpo em unidade de temperatura.

O equivalente em água do calorímetro é a massa de água que equivale ao conjunto de componentes do calorímetro.

Tal atividade está associada ao melhor aproveitamento e exploração do conteúdo pelos bacharelandos em Engenharia Mecânica, concretizando parte do conteúdo programático da disciplina Física Ondas e Calor, ministrada pela docente Rejane Dorn.

2. OBJETIVO

Analisar e compreender as particularidades dos materiais e suas quantidades de calor necessárias para atingirem novos estados físicos da matéria. Compreender o funcionamento de calorímetros e observar a adição de energia térmica ao sistema e por conseqüência as conclusões obtidas por estes experimentos.

3.

Reconhecendo a capacidade térmica como características do corpo.

Ao termino desta atividade devemos ter a competência para:

Reconhecer as diferentes capacidades térmicas dos corpos.

O que é a capacidade térmica(capacidade calorífica)é a grandeza física que determina a variação térmica de um corpo ao receber determinada quantidade de calor.

O valor da capacidade térmica é correspondente á quantidade de calor necessária para elevar a temperatura.

A capacidade térmica é uma característica de um corpo.

Ao aquecer uma massa de 300g de água até aproximadamente 55ºC, conforme o gráfico temperatura versus tempo pode-se identificar mais claramente essa propriedade.

“O gráfico temperatura versus tempo nos mostra que a curva de resfriamento depende da substancia da qual o corpo é feito e a tangente à curva representa a velocidade de resfriamento que, por definição, é a capacidade térmica: c = Q / t.”

A capacidade térmica, função tanto da natureza da substancia como da massa. Portanto dois corpos iguais em forma, porem diferentes em materiais podem possuir iguais ou diferentes capacidades térmicas. Isto será determinado pelo calor especifico (capacidade térmica mássica).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com