TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do Plasma

Artigo: Características do Plasma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Artigo  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

PLASMA

COMO O PLASMA É FORMADO?

Ao aquecermos a matéria em estado sólido em determinada temperatura ela sofrerá a fusão e passará para o estado líquido, continuando a aquecer a matéria ela entrará em ebulição assumindo seu estado gasoso, se continuarmos à aquecer essa matéria passará a ocorrer a ionização de suas partículas que dão origem ao plasma.

Características do Plasma:

Devido ao fato de possuir partículas ionizadas, o plasma é um excelente condutor elétrico, e extremamente sensível a campos magnéticos, alterando sua forma sobre influência deles, e assim como os gases não possuem forma e volumes definidos, quando contidos em algum recipiente. É necessário que as temperaturas elevadas para sustentar a matéria no estado do plasma.

Plasma a nossa volta:

• Galáxias e nebulosas que contém gás e poeira cósmica interestelar, em estado eletrificado, ou ionizado;

• O vento solar ou fluido ionizado, constantemente ejetado pelo sol;

• Plasmas gerados e confinados pelos Cinturões de Radiação de Van Allen, nas imediações do planeta Terra;

• A ionosfera terrestre, que possibilita as comunicações via rádio;

• As auroras Austral e Boreal, que são plasmas naturais e ocorrem nas altas latitudes da Terra, resultantes da luminescência visível resultante da excitação de átomos e moléculas da atmosfera, quando bombardeados por partículas carregadas expelidas do Sol e defletidas pelo campo geomagnético;

• As lâmpadas fluorescentes;

• As descargas atmosféricas (raios), que não passam de descargas elétricas de alta corrente (dezenas a centenas de quiloamperes) que ocorrem na atmosfera com uma extensão usual de alguns quilômetros.

Fonte: http://cienciasetecnologia.com/plasma-o-quarto-estado-da-materia/

FORÇAS FRACAS

As forças fracas são aquelas que explicam os processos de decaimento radiativo, tais como o decaimento beta nuclear, o decaimento do pion, do muon e de várias partículas "estranhas". É interessante notar que esta força não era conhecida pela física clássica e que sua formulação como teoria é estritamente quântica. A primeira teoria das interações fracas foi apresentada por Fermi em 1933. Mais tarde ela foi aperfeiçoada por Lee, Yang, Feynman, Gell-Mann e vários outros nos anos da década de 1950. Sua forma atual é devida a Glashow, Weinberg e Salam, que a propuseram nos anos da década de 1960. A nova teoria das interações fracas, que é chamada de flavordinâmica por causa de uma das propriedades intrínsecas das partículas elementares, é mais justamente conhecida como Teoria de Glashow-Weinberg-Salam. Nesta teoria, as interações fraca e eletromagnética são apresentadas como manifestações diferentes de uma única força, a força eletrofraca. Esta unificação entre a interação fraca e a interação eletromagnética reduz o número de forças existentes no Universo a apenas 3: força gravitacional, força forte e força eletrofraca.

FORÇAS FORTES

As forças fortes são aquelas responsáveis pelos fenômenos que ocorrem a curta distância no interior do núcleo atômico. A estabilidade nuclear está associada à força forte. É ela que mantém o núcleo unido evitando que os prótons que os constituem, por possuirem a mesma carga elétrica, simplesmente sofram uma intensa repulsão e destruam o próprio átomo. Se a força forte não existisse a matéria que forma o Universo, tal como o conhecemos, também não existiria. Protons e neutrons não conseguiriam se formar. Nós, seres humanos, não poderíamos existir. O trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com