TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cavitação

Por:   •  17/4/2015  •  Artigo  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo - Objetivo deste artigo é conhecer sobre a cavitação, que é um problema muito comum nos mais variados sistemas de transferência de fluído, afim de quando depararmos com esta situação, podendo assim saber quais medidas tomar para solucionar o problema e até mesmo ter conhecimento para projetar sistemas pensando em evitar a cavitação.

Palavra-chave: Cavitação, Sistema de transferência de fluído.

1. INTRODUÇÃO

Este é um estudo feito através de pesquisa e análises sobre o assunto de cavitação em sistemas de transferência de fluído, tendo por objetivo adequar nosso conhecimento a um problema que está presente em diversos sistemas de bombeamento sendo um fenômeno originado em quedas repentinas de pressão, geralmente observado em sistemas hidráulicos.

Embora esse fenômeno fosse conhecido a muito tempo, dentre as primeiras observações foi a do engenheiro francês A. Normand no século XIX, onde chamou a atenção para a formação de cavidades no funcionamento das hélices marítimas.

Os danos nas superfícies atingidas pela cavitação podem ocorrer pelo dimensionamento incorreto da tubulação de sucção; filtro ou linha de sucção obstruída, entre outras possibilidades e através do estudo realizado terá conhecimento para soluciona-los de forma adequada e até mesmo desenvolver ou analisar projetos verificando a possibilidade de não ocorrer este problema, que pode ser evitado através de medidas que serão tratadas no decorrer deste artigo.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Significado de Cavitação

Cavitação ocorre principalmente no interior de sistemas hidráulicos e nos demais sistemas de transferência de fluido, consistindo na formação de bolhas de vapor no meio fluido. Isso ocorre quando a pressão estática absoluta local cai abaixo da pressão de vapor do líquido e, portanto causa a formação de bolhas de vapor no corpo do líquido, isto é, a evaporação do fluído a baixa pressão na linha de sucção, ou até mesmo por entrada de ar nesta linha da bomba. A cavitação causa grave problemas, pois interfere na lubrificação consequentemente ocorre um aumento de desgaste e danifica a superfície dos metais.

2.2 Particularidades da cavitação

Como a cavitação é prejudicial tanto para a bomba como para o sistema, os fabricantes especificam as limitações dos seus produtos em seus catálogos. Os fabricantes de bombas de deslocamento positivo geralmente especificam a pressão menor que a atmosférica, que deve ocorrer na entrada da bomba para encher o mecanismo de bombeamento e assim a bomba não trabalhar sem a presença do fluido, pois o se ocorrer cavitação, a vida da bomba será bastante reduzida e os cavacos que acabam despendendo das partes metálicas migrarão para as outras áreas do sistema, prejudicando os outros componentes.

2.3 Indícios de cavitação

O melhor sinal se a cavitação está ocorrendo é o ruído. A anormalidade simultânea das cavidades causa vibrações e são transmitidas por todo o sistema provocando ruídos gerados na bomba. Durante a cavitação ocorre também uma diminuição na taxa de fluxo da bomba, porque as câmaras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com