TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo de Rankine

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DOPARÁ - UFOPA

INSTITUTO DE ENGENHARIA E GEOCIÊNCIAS - IEG

PROGRAMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – PC&T

DISCIPLINA: TERMODINÂMICA APLICADA

CICLO RANKINE

LÍQUIDO METANOL

JEAN PINHEIRO

JOÃO PEDRO

KEVIN COSTA

RAÍSSA ALMEIDA

SUZANNE LIMA

        

Santarém-Pa

2016

[pic 2]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DOPARÁ - UFOPA

INSTITUTO DE ENGENHARIA E GEOCIÊNCIAS - IEG

PROGRAMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – PC&T

DISCIPLINA: TERMODINÂMICA APLICADA

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

Santarém

2016

[pic 8]

SUMÁRIO

1.OBJETIVOS        

2.FUNDAMENTACAO TEÓRICA................................................................................

3.METODOLOGIA E MATERIAIS.............................................................................5

4.PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        

5.RESULTADOS E DISCUSSÕES:        

6.CONCLUSÃO..............................................................................................................10

7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

        Diante do enorme potencial a ser explorado e do crescente consumo de energia elétrica em nosso país, as centrais termoelétricas, certamente, continuarão a ser consideradas como uma das principais fontes alternativas para atender as demandas energéticas dos próximos anos.

        Por esta razão, é fundamental que estudos e pesquisas voltados aos sistemas térmicos que caracterizam estas centrais também avancem  cada vez mais em prol dos interesses ecomômicos-sociais, não deixando de ter em mente que a continuidade dos investimentos neste setor depende, atualmente, da dupla ação dos projetos das políticas ambientais, da saúde financeira de nosso país e da vontade política de nossos governantes.

        A motivação que levou a realização deste trabalho foi o desejo de colocar em prática os assuntos e ensinamentos abordados durante o semestre na disciplina termodinâmica aplicada e comparar os resultados com os obtidos no software CICLORANK.

  1. O CICLO RANKINE

        O ciclo de Rankine é o ciclo termodinâmico que representa de forma idealizada o funcionamento das máquinas a vapor, ou seja, de um motor que opera através da transformação de energia térmica em energia mecânica. Tal processo baseia-se no fato de que um gás se contrai ao condensar e se expande quando evapora, de forma a realizar o trabalho mecânico. Sendo assim, neste ciclo existe uma transição de fases: condensação e evaporação.

        Assim como para os demais ciclos térmicos, quando se estuda o ciclo de Rankine e todos os seus componentes, tem-se interesse em mensurar suas questões principais: qual é o seu rendimento e qual é sua potência gerada?

[pic 9]

Figura 1. Ciclo e Gráfico T vs S do Ciclo de Rankine

                

        O fluido de trabalho utilizado no ciclo Rankine geralmente é a água. A escolha do fluido depende de vários fatores, incluindo a necessidade de acomodar-se as temperaturas e pressões de trabalho.

        Em nossa análise o fluido é Líquido Metanol.

METANOL (LIQ)

         O metanol, que também é conhecido como ácido metílico ou carbinol, é um composto orgânico pertencente ao grupo dos álcoois. Representado pela fórmula química CH3OH, o metanol é líquido em temperatura ambiente, incolor, de odor característico, apresenta um ponto de fusão de -98 °C e ponto de ebulição de 65 °C e é solúvel em água, etanol e éter dietílico.

        Durante muitos anos, essa substância foi obtida unicamente pela destilação da madeira a seco e na ausência de ar, o que tornou o metanol conhecido como álcool de madeira. Hoje, a substância é obtida sinteticamente a partir do monóxido de carbono (processo carboquímico) ou por oxidação controlada do metano (processo petroquímico).

        A principal aplicação do metanol é como solvente em inúmeras reações industriais, além de ser muito útil na produção de polímeros sintéticos, como, por exemplo, o plástico e a fórmica. Também, se utiliza o metanol na extração de óleos vegetais e animais; no preparo de vitaminas, hormônios e colesterol; e na obtenção do MTBE (éter metílico-terciobutílico), substância usada para aumentar aoctanagem da gasolina, especialmente nos Estados Unidos. Na produção do biodiesel, o metanol é usado na transesterificação da gordura. Esse composto também pode ser utilizado como combustível em motores a explosão, como é o caso dos aeromodelos e alguns carros de corrida.

        Já há algum tempo, no Brasil, o metanol foi empregado como combustível de veículos e como aditivo da gasolina, substituindo o etanol. No entanto, sua utilização como combustível apresenta algumas inconveniências: é altamente corrosivo a aços, possui um elevado grau de toxidez e de inflamabilidade e, em caso de incêndio, produz chamas quase invisíveis, o que dificulta a ação de apagar o fogo. Por outro lado, o metanol é um importante substituto da gasolina, porque sua combustão é mais completa, o que diminui os níveis de poluição atmosférica, além de não produzir óxidos de enxofre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (460.8 Kb)   docx (194.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com