TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coeficiente de Manning

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                                                        [pic 1][pic 2]

Caroline José          RM: 25180

Diego FernandoBertipaglia de Souza          RM: 26661

Luiz Henrique dos Santos Gomes          RM: 25024

Milena de Campos Freitas          RM: 25033

Vanessa BerluttiMaschio          RM: 25095

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE MANNING EM CANAL EXPERIMENTAL

                                    Engenharia Civil – 6º Termo Noturno

    Marcelo Jacomini

Santa Fé do Sul, 01 de Setembro de 2015.

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE MANNING EM CANAL EXPERIMENTAL

Objetivo:

Determinação do coeficiente de Manning do canal.

Introdução:

O coeficiente de manning (n), que é um coeficiente de rugosidade, varia de acordo com o revestimento docanal.Canais com paredes muito rugosas, como osrevestidos por pedras irregulares e os rios naturais com leito rochoso temvaloresaltosden. Canais de laboratório, revestidos de vidro , por exemplo, apresentam valores mais baixos de n.

A rugosidade tem grande importância no cálculo de capacidade de escoamento em canais e tubulações, onde a sua minimização proporciona a máxima descarga. Selecionar umvalor de coeficiente de rugosidade significa estimar a resistência ao escoamento exercida sobre o fluido. A variação do coeficiente de rugosidade pode proporcionar grandes variações, como o aumentoou a diminuição da descarga a jusante, evitando problemas de inundações, alteração da velocidade de escoamento, sedimentação de detritos ou o desgaste e erosão do canal; variação do nível de escoamentode canais e alteração geométrica da seção transversal. O fator associado à rugosidade mais utilizado em problemas práticos envolvendo escoamentos em conduto livre é o coeficiente de Manning.

Este valor é afetado por uma série de elementos, como a rugosidade do perímetro molhado, irregularidades e alinhamento do canal, deposição de partículas sólidas, presença de obstruções e variações detemperatura. Determinar este fator significa estimar a resistência ao escoamento em dado canal. A utilização de um coeficiente de rugosidade incorreto pode causar grandes variações na estimativa de descarga, logo causa alteração no dimensionamento dos projetos hidráulicos. É imprescindível a adoção de um coeficiente de rugosidade para realização de projetos de drenagem, irrigação, canais fluviais, redes coletoras de esgotos, túneis,entre outros.

Materiais:

Manômetro

[pic 3]

Bancada de experimentos – STT 507 Canal de escoamento hidráulico

[pic 4]

Relógio digital

[pic 5]

Limnimetro

[pic 6]

Utilidades dos materiais:

Manômetro: O manômetro é usado para medir a pressão dentro dos tubos contidos na bancada, existem dois tipo de medidas psi e kgf/cm², usualmente para relatórios e cálculos, a medida é em Pa,  para converter psi em Pa.s multiplica-se por 6894,75 e de kgf/cm² em Pa multiplica-se por 98066,5.

Limnimetro: Usado para medir a altura da lâmina de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (545.3 Kb)   docx (374.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com