TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cominicação

Dissertações: Cominicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 7

FIBRAS ÓPTICAS

ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM

CAMAPUÃ – MS

JUNHO DE 2013

LISLAINE RODRIGUES MENDONÇA

FIBRAS ÓPTICAS

Trabalho solicitado pelo

Professor João Antônio para

Fins avaliativos na disciplina

De Física do 2º ano turma “D”.

ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM

CAMAPUÃ – MS

JUNHO DE 2013

Introdução:

As Fibras Ópticas atualmente são as maiores responsáveis pelas revoluções ocorridas nas telecomunicações. Elas têm tomado os lugares dos cabos metálicos na transmissão de dados e têm capacidade de transmitir uma quantidade enorme de informações com confiabilidades e velocidade incríveis.

Abaixo definições e informações sobre a fibra óptica.

1. Definição.

A fibra óptica é um meio delgado e flexível que conduz pulsos de luz, sendo que cada um desses pulsos representa um bit. Uma única fibra óptica pode suportar taxas de transmissão elevadíssimas, de até dezenas ou mesmo centenas de gigabits por segundo.

(Redes de Computadores e a Internet, James F. Kurose).

Figura 1. -http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra%C3%B3ptica

Fibras ópticas são fios longos e finos de vidro muito puro, com o diâmetro aproximado de um fio de cabelo humano, dispostas em feixes chamados cabos ópticos e usadas para transmitir

sinais de luz ao longo de grandes distâncias.

São compostas por:

Núcleo – minúsculo centro de vidro da fibra, no qual a luz viaja;

Interface –material óptico externo que circunda o núcleo e reflete a luz de volta para ele;

Capa protetora –revestimento plástico que protege a fibra de danos e umidade.

Figura 2. –http://informatica.hsw.uol.com.br/fibras-opticas1.htm

As fibras ópticas são fabricadas em dois tipos:

Fibras Monomodo (SMF – Single Mode Fiber)– possuem núcleos pequenos (cerca de 9 micrometros, ou seja, 9 milésimos de milímetro de diâmetro) e transmitem luz laser infravermelha (comprimento de onda 1.300 a 1.550 nanometros).

Fibras Multímodo (MMF MultiMode Fiber) – possuem núcleos maiores (cerca de 62,5 milésimos de milímetro de diâmetro) e transmitem luz infravermelha (comprimento de onda = 850 a 1.300 nm) proveniente diodos emissores de luz (LEDs).

2. Terminações Ópticas:

Basicamente constituídas de conectores, as terminações ópticas realizam a conexão entre as fibras óticas e os equipamentos, que podem ser uma fonte de luz, detectores de luz ou mesmo equipamentos de medição.

3. Transmissão:

Os cabos de fibra ótica utilizam o fenômeno da refração intema total para transmitir feixes de luz a longas distâncias. Um núcleo de vidro muito fino, feito com sílica de alto grau de pureza é

envolvido com uma camada ( também de sílica) com índice de refração muito baixo, chamada cladding o que faz com que a luz transmitida pelo núcleo de fibra seja refletida pelas paredes interna do cabo. Com isso, apesar de transparente, a fibra é capaz de conduzir a luz por longas distâncias, com um índice de perda muito pequeno.

O núcleo e o cladding são os dois componentes funcionais da fibra ótica. Eles formam um conjunto muito fino (com cerda de 125 microns, ou seja, pouco mais de um décimo de milímetro) e frágil, que é recoberto por uma camada mais espessa de um material protetor, que tem finalidade de fortalecer o cabo e atenuar impactos chamado de coating, ou buffer. O cabo resultante é então protegido por uma malha de fibras de kevlar (que tem a função de evitar que o cabo seja danificado ou partido quando puxado) e por uma nova cobertura plástica, chamada de jacket, ou jaqueta, que sela o cabo.

Figura3. - http://informatica.hsw.uol.com.br/fibras-opticas1.htm

Cabos destinados a redes locais tipicamente contem um único fio de fibra, mas cabos destinados a links de longa distância e ao uso na área de telecomunicações contêm vários fios, que compartilham as fibras de kevlar e a cobertura externa.

Como os fios de fibra são muito finos, é possível incluir um grande volume deles em um cabo de

tamanho modesto, o que é uma grande vantagem sobre os fios de cobre.

Com a capacidade de transmissão de cada fio de fibra é bem maior que a de apoio, como repetidores, usar fibras em links de longa distância acaba saindo mais barato. Outra vantagem é que os cabos de fibra são imunes a interferências eletromagnéticas, já que transmitem luz e não são sinais elétricos, o que permite que sejam sados mesmo em ambientes onde o uso de fios de cobre é problemáticos.

4. Vantagens:

Comparadas ao fio metálico convencional (de cobre), as fibras ópticas são:

Mais baratas –muitos quilômetros de cabo óptico podem ser fabricados com custo menor que o comprimento equivalente de fio de cobre. Isso economiza o dinheiro do seu provedor (de TV a cabo ou Internet) e o seu também;

Mais finas –as fibras ópticas podem ser estiradas com diâmetros menores do que um fio de cobre;

Maior capacidade de transmissão – como as fibras ópticas são mais finas que os fios de cobre, mais fibras do que os fios de cobre podem ser colocadas untas em um cabo de determinado diâmetro. Isso permite que mais linhas telefônicas passem pelo mesmo cabo ou que mais canais sejam transmitidos através do cabo para seu aparelho de TV a cabo;

Menor degradação do sinal –a perda de sinal em uma fibra óptica é menor do que em um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com