TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Montar Uma Radio Livre

Dissertações: Como Montar Uma Radio Livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 2

onte sua Rádio

Como Montar sua Emissora Livre

Rádio ONZE 98,9 mhz São Paulo, apresenta nesta H.P. algumas orientações básicas para quem quer montar e participar de uma Rádio Livre ou Comunitária.

Algumas orientações técnicas aqui dispostas são conceituais, porém são calcados nos interesses comuns da Democracia na Comunicação.

Notamos que o interesse de grupos afins são evidentes, porém, em alguns casos, nota-se algum despreparo dos interessados em constituir minimamente a emissora.

Estes textos foram extraídos da apostila RADIODIFUSÃO ALTERNATIVA elaborada por Chico Lobo, técnico em Radiodifusão especializado em emissoras de baixa potência e militante no Movimento pela Democratização da Comunicação via Rádios Livres, desde 1.985.

Por trabalhar há 15 anos com instalações de rádios de baixa potência, freqüentemente é solicitado por companheiros de todo o Brasil para responder algumas questões técnicas sobre manutenção e instalação de Rádios Comunitárias, que acabou por juntar as mais freqüentes dúvidas e trazendo aqui uma contribuição para os nossos internautas.

Maiores informações sobre essa apostila, poderá ser obtida nesta H. P. ou com o autor pelo telefone (0xx11) 6917-6954 - São Paulo SP Brasil.

Uma rádio comunitária se faz em equipe. Junte o pessoal interessado, competente e responsável pela organização, operação e manutenção. Lembre-se que no começo tudo pode parecer difícil, (ninguém quer ser o pai de uma criança que ainda não nasceu, mas depois que ela nasce, todo mundo quer ser o seu padrinho) e poderá aparecer muitas pessoas interessadas em participar do projeto, e a maneira mais adequada para reger essa organização é através de uma ASSOCIAÇÃO CULTURAL E COMUNITÁRIA devidamente instituída com estatuto, diretoria e registro em Cartório Civil.

Montar uma Emissora requer muita dedicação e disponibilidade dos participantes. É preciso que cada um tenha plena consciência do que está fazendo e o que quer com isso. Instalem-se em local seguro, viável técnica e topograficamente. Lembre-se que quanto mais alta estiver a antena, maior será a possibilidade da ampliação do ráio de ação da rádio. Recomenda-se que a rádio trabalhe em local próprio ao seu funcionamento. Já vimos rádios serem instaladas em locais mais absurdos possíveis. Funcionam, mas costumam dar incômodos a própria operacionalidade do sistema.

Uma rádio costuma ser freqüentada a qualquer hora do dia e da noite dependendo do seu modo de atuação, portanto em residências familiares nunca foi um bom lugar para montá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com