TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicaçao De Dados

Ensaios: Comunicaçao De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNAES

CURSO DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

Comunicação de dados

Campo Grande – MS

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNAES

MANUAL DE REDES DE COMPUTADORES

Projeto de pesquisa apresentado no curso comunicação de dados sobre modulação

Campo Grande – MS

2014

Existem 3 tipos de modulação:

Modulação em amplitude (AM)- é a forma de modulação em que a amplitude é utilizada para a codificação.Os bites nulos recebem um componente nula e os bites de valor 1 recebem uma onda com amplitude determinada.

Modulação em frequência (FM)- FM é a aberviatura para a modulação em frequência.Começou a ser utilizada no inicio dos anos 20 e é uma modalidade de rádio difusão que usa a faixa de 87 mhz até 108 mhz.

Modulação por fase (PM)- É um tipo de modulação analógica que se baseia na alteração da fase na onda portadora.Sempre que existe uma transição existe uma inversão da fase no sentido da onda, com sentido contrário ao bit anterior.

Modulação é o processo através do qual voz, música, e outro sinal "inteligível" é adicionado às ondas de rádio produzidas por um transmissor. Os diferentes métodos de modular um sinal de radio são chamados de modos. Um sinal de radio não modulado é conhecido como portadora. Quando se escuta um lacuna entre músicas ou anúncios em uma estação de rádio, na realidade, está se "escutando" a portadora. Enquanto a portadora não contém nenhuma mensagem, pode-se dizer que está sendo transmitida porque anula a ruído de fundo no seu radio.

Por definição, a modulação é a variação de um parâmetro de uma onda portadora senoidal, de maneira linearmente proporcional ao valor instantâneo do sinal modulante ou informação. Por suas vez, a portadora é a onda senoidal que, pela modulação de um dos seus parâmetros, permite a transposição espectral da informação ( ou sinal modulante ). Devido a portadora senoidal ter três parâmetros : Amplitude, Freqüência e Fase, existem três formas básicas de modulação : Modulação em Amplitude ( AM ), modulação em freqüência ( FM ) e modulação em fase ( PM Phase Modulation ).

Para visualizarmos melhor os conceitos apresentados, podemos observar na figura abaixo a forma de onda senoidal que consiste a portadora :

Os diferentes modos de modulação tem suas vantagens e vantagens. Aqui está apresentado um breve resumo.

CW Continuous Wave

CW ( Onda Contínua ) é a mais simples forma de modulação. A saída do transmissor é chaveada ligada e desligada, tipicamente para formar os caracteres do código Morse.

Os transmissores de CW são simples e baratos, e o sinal CW transmitido não ocupa muito espaço em freqüência ( geralmente, menos que 500 Hz ). Entretanto , os sinais de CW serão difíceis de serem ouvidos em um receptor normal; você irá ouvir apenas um rápido e fraco período onde o ruído de fundo se torna quito conforme os sinais CW são transmitidos. Para superar este problema, os receptores de radio amadores e de ondas curtas incluem um circuito oscilador de freqüência de batimento ( BFO - beta frequency oscillator ). O circuito BFO produz uma segunda portadora gerada internamente que "bate" contra o sinal CW recebido, produzindo um tom que se liga e desliga junto com o sinal CW recebido. Isto é como os sinais de código Morse são recebidos nas ondas curtas.

AM Amplitude Modulation

Em AM - Amplitude Modulada - a força ( amplitude ) da portadora de um transmissor é variada conforme a modulação do sinal varia.

Quando se fala no microfone de um transmissor AM, o microfone converte a voz em tensão ( voltagem ) variada. Esta voltagem é amplificada e então usada para variar a potencia da saída do transmissor. A amplitude modulada adiciona potencia a portadora, com a quantidade adicionada sendo dependente da intensidade da voltagem de modulação.

Podemos visualizar este processo observando a figura abaixo, que demonstra como a amplitude da portadora está sendo variada para transportar o sinal :

Na figura abaixo, é demonstrado o sinal da portadora e o sinal a ser enviado ( sinal modulador ), e o resultado final que é o sinal AM :

A amplitude modulada resulta em três freqüências separadas sendo transmitidas : a freqüência da portadora original, uma banda lateral inferior ( LSB - lower side band ) abaixo da freqüência da portadora, e uma banda lateral superior ( USB - upper side band ) acima da freqüência da portadora. As bandas laterais são "imagens espelhadas" de cada uma e contem o mesma mensagem. Quando o sinal AM é recebido, estas freqüências são combinada para produzir os sons que ouvimos.

Na figura abaixo, podemos visualizar os componentes do sinal modulado em relação à freqüência :

Cada banda lateral ocupa o mesmo espaço de freqüência que a mais alta freqüência de áudio que está sendo transmitida. Se a mais alta freqüência de áudio que está sendo transmitida é de 5 kHz, então o espaço total de freqüência ocupado por um sinal AM será de 10 kHz ( a portadora ocupa espaço desprezível ).

O AM tem a vantagem de ser fácil de ser produzido em um transmissor e os receptores AM são simples em projeto. Sua principal desvantagem é sua ineficiência. Aproximadamente dois terços da potencia de um sinal AM é concentrada na portadora, a qual não contem "inteligência". Um terço da potencia está dentro das bandas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com