TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concat

Artigos Científicos: Concat. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

01 – Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são suas duas principais funções?

Seria complicado e lento. Primeiro porque um programador teria que desenvolver o programa em linguagem de máquina, ele teria que desempenhar o papel de SO e também porque a interface não seria nada amigável, dificultando assim a interpretação dos leigos.

As duas principais funções são:

- Ele gerencia todos os componentes do sistema (processadores, memória...) de maneira otimizada e oferece uma interface amigável ao usuário.

- Atua como intermediário entre o usuário e o hardware do computador (o usuário pode executar programas), usar o hardware de forma eficiente.

02 – Quais as principais dificuldades que um programador teria no desenvolvimento de uma aplicação em um ambiente sem um sistema operacional?

A maior dificuldade que o programador teria é que ele teria que programar além da aplicação. O programa que ele desenvolvesse para funcionar sem Sistema Operacional teria que se preocupar com todos os aspectos do funcionamento do computador. O programa teria que programar todos os componentes de hardware: vídeo, teclado, mouse, placa de rede, disco rígido. Cada tarefa que a aplicação fosse fazer teria que ser detalhada num nível muito baixo para que o computador funcione.

03 – Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem de utilizar este conceito?

Na ciência da computação, máquina virtual é onome dado a uma máquina, implementada através de software, que executa programas como um computador real. Máquinas virtuais são extremamente úteis no dia-a-dia, pois permitem ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa.

04 – Defina o conceito de uma máquina de camadas?

Sistemas computacional visto somente do ponto de vista do HARDWARE, conjunto de circuitos eletrônicos, placas, cabos, e fontes de alimentação, tem pouca utilidade Através do software que os serviços são oferecidos aos usurários, como armazenamento de dados em discos, impressão de relatórios, geração de gráficos, acesso a internet entre outras funções.

05- Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?

Sistemas Monoprogramáveis e Monotarefas

06 – Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis?

Por que o recurso está disponível esperando algum comando, para ser executado pelo processador, mais acaba não sendo utilizado, desde que o outro programa não tenha terminado, ou seja, ele está disponível para ser usado ou esperando um comando, mais o processador não o usa.

07 – Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis?

Os programas monoprogramáveis, podem fazer apenas uma aplicação por vez, perdendo-se tempo na sua utilização. Os Multiprogramaveis, podem ser feitas varias aplicações ao mesmo tempo, obtendo-se mais agilidade e rapidez, podendousar vários programas de uma só vez!

08 – Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis?

As vantagens do uso de sistemas multiprogramáveis são a redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações. Os sistemas multiprogramáveis, apesar de mais eficientes que os monoprogramáveis, são de implementação muito mais complexa.

09 – Um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê um exemplo.

Sim, somente um usuário interage com o sistema podendo possuir diversas aplicações executando concorrentemente. O sistema Windows NT é um exemplo

10 – Quais são os tipos de sistemas multiprogramáveis?

Sistemas batch, sistemas de tempo compartilhado e sistemas de tempo real.

11- O que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?

O processamento batch tem a característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implementados por algum tipo de memória secundária, geralmente arquivos em disco. Alguns exemplos de aplicações originalmente processadas em batch são programas envolvendo cálculos numéricos, compilações, coordenações, backups e todos aqueles onde não é necessária a interação com o usuário.

12 – Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens em utilizá-los

Os sistemas de tempocompartilhado (time-sharing) permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice). A vantagem na sua utilização é possibilitar para cada usuário um ambiente de trabalho próprio, dando a impressão de que todo o sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com