TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão Fundição

Dissertações: Conclusão Fundição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  2.959 Visualizações

CONCLUSÃO

A fundição é um item de grande importância no desenvolvimento da indústria moderna e na evolução da humanidade. O processo de fundição vem se modificando conforme a necessidade de consumo do planeta. Porém conclui-se que este processo se emprega nos dias atuais, porém foi inventado a milhares de anos atrás.

O desafio nos anos que virão, será de redução de custo para que este processo continue sendo viável para o desenvolvimento de novas tecnologias. Sabidos que a matéria prima não é renovável.

Controle de qualidade de peças fundidas

A inspeção de peças fundidas - como de peças produzidas por qualquer outro processo metalúrgico - tem dois objetivos:

Rejeitar as peças defeituosas;

Preservar a qualidade das matérias-primas utilizadas na fundição e a sua mão-de-obra.

O controle de qualidade compreende as seguintes etapas:

INSPEÇÃO VISUAL: usada para detectar defeitos visíveis, resultantes das operações de moldagem, confecção e colocação dos machos, de vazamento e limpeza;

INSPEÇÃO DIMENSIONAL: é realizada geralmente em pequenos lotes produzidos, antes que toda a série de peças seja fundida;

INSPEÇÃO METALÚRGICA: inclui análise química; exame metalográfico, para observação de microestrutura do material; ensaios mecânicos, para determinação de suas propriedades mecânicas; ensaios não-destrutivos, para verificar se os fundidos são totalmente 'perfeitos'.

Muitas vezes, uma inspeção, para ser completa, exige testes de uma montagem, onde são incluídas as peças fundidas, e onde simulam ou duplicam as condições esperadas em serviço.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com