TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção De BTC

Exames: Construção De BTC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE UBERABA

5122082 DEBORAH CUNHA SILVA ALVES

5121921 JOÃO PEDRO FELIX DE SOUZA

5121741 MARCUS VINICIUS ALMEIDA CARLOS

5121257 THAIS ALMEIDA FERREIRA DA CUNHA

5122093 TULIO ALBERTON DE OLIVEIRA

5123320 VITOR VALERIANO ASSUNÇAO BORGES

CONSTRUÇÃO DE UM TIJOLO ECOLÓGICO UTILIZANDO SACOS DE CIMENTO

UBERLÂNDIA – MG

2012

UNIVERSIDADE DE UBERABA

5122082 DEBORAH CUNHA SILVA ALVES

5121921 JOÃO PEDRO FELIX DE SOUZA

5121741 MARCUS VINICIUS ALMEIDA CARLOS

5121257 THAIS ALMEIDA FERREIRA DA CUNHA

5122093 TULIO ALBERTON DE OLIVEIRA

5123320 VITOR VALERIANO ASSUNÇAO BORGES

CONSTRUÇÃO DE UM TIJOLO ECOLÓGICO UTILIZANDO SACOS DE CIMENTO

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão das disciplinas de Introdução à Engenharia e Leitura e produção de texto acadêmico, do 1° período do curso de Engenharia Civil.

Orientadores: CLAUDIA COSTA ALVES VANESSA ROSA FIDELIS

UBERLÂNDIA – MG

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 JUSTIFICATIVA 5

1.2 OBJETIVOS 5

1.2.1 Objetivo Geral 5

1.2.2 Objetivos Específicos 5

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (REVISÃO BIBLIOGRÁFICA) 6

2 METODOLOGIA 7

3 RESULTADOS 10

REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A ação de sustentabilidade da à certeza de médio em longo prazo um planeta em boas condições para a vida digna e saudável, e garantem os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção das florestas, matas, rios, lagos, oceanos, com mais facilidade.

Criação de atitudes pessoais e empresariais voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.

É inevitável a produção total de lixo, seja domiciliar ou industrial. As maneiras de destruir o lixo, muitas vezes não são sustentáveis. Indivíduos, empresas e nações são bons em manter o lixo onde ele não pode ser visto, ou simplesmente é ignorado. No entanto, os efeitos causados pelas destruições inadequadas do lixo acabam nos atingindo. A certa destruição envolve dinheiro e esforço. Por isso, na maioria, não é descartado de forma ecológica. Por tanto, nossa responsabilidade com o lixo não pode mais se encerrar na lixeira. No Brasil, 76% dos resíduos ainda vão para lixões a céu aberto. E fica lá muito tempo, contaminando o ambiente (CLAUDIA, 2007).

É pensando nisso que a partir da década de 1980, a produção de produtos feitos com materiais descartáveis aumentou significativamente, principalmente nos países desenvolvidos. A cobrança por uma postura responsável das empresas esta cada vez maior, o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades de sustentabilidade como coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo. O processo, além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, ela contribui para a diminuição significativa da poluição do meio ambiente. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que esta sendo gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já é uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

Para evitar o desperdício, Márcio Albuquerque Buson (2009), professor da faculdade de arquitetura da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveu um tijolo ecológico composto por terra, cimento e o papel utilizado em suas embalagens, o papel Kraft. A nova técnica reduz o preço dos tijolos em 40% quando comparado aos convencionais blocos de terra compactada de solo e cimento. O novo tijolo também é mais barato que o de cerâmica, feito à base de argila queimada, mas sem uso de cimento. Sendo assim este trabalho pretende desenvolver o tijolo ecológico Krafterra para melhorar o tijolo de solo-cimento utilizando o papel do saco de cimento, o qual seria desperdiçando.

1.1 JUSTIFICATIVA

A pesquisa surgiu ao se constatar a grande quantidade de lixos gerados pela construção civil. A partir desse momento começamos a pesquisar o que poderia ser reutilizado para amenizar a poluição. O item mais descartado e sem reutilização é o saco de cimento. O bloco cerâmico comum possui basicamente a mesma composição do tijolo solo-cimento, porém o tijolo ecológico é sustentável, pois não necessita da queima, evitando a dispersão de gases poluentes e é fabricado com alguns componentes reciclados. Esse novo tijolo também seria mais econômico que o convencional, pois reduz à quantidade de cimento usado. Ele teria também mais resistência ao fogo e uma maior durabilidade.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Construir um tijolo ecológico utilizando sacos de cimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com