TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Do Tempo

Monografias: Controle Do Tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 7

Problemas de vazamento na cervejaria Petrópolis

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os processos de fabricação de cervejas de diversos fabricantes e possíveis problemas de resolução dentro do âmbito de cada cadeia produtiva, o que difere entre si.

Cada fabricante tem o seu processo de fabricação onde será analisado e demonstrar se há possíveis melhorias de processos, ou seja, na fase inicial Input e Output.

Mediante a essas informações citadas podemos entrar um pouco na história da fabricação da cerveja, de como ele é feita quanto foi criado à cerveja.

Introdução

A cerveja é uma bebida composta por água, malte, lúpulo e levedura, obtida a partir da fermentação natural da cevada, na qual o açúcar existente nos próprios ingredientes é transformado em álcool. Acredita-se, tenha sido a primeira bebida alcoólica desenvolvida pelo homem.

A cerveja é a mais antiga das criações do homem, data de 8.000 a.C.

Egípcios, babilônicos, assírios e sumérios já fabricavam e degustavam sua cerveja há 6.000 anos. Era para tratamento de doenças e para cerimônias religiosas ou festivas.

Em Sumério a palavra cerveja significa pão líquido, pois os ingredientes para preparo de ambos são praticamente os mesmos.

A Weihenstephan, na Alemanha, é a cervejaria mais antiga do mundo.

No séc. XVI, na Baviera, é decretada a Lei da Pureza, que determinou os ingredientes que podem ser usados na fabricação da cerveja: cevada, lúpulo, malte e água.

Riscos de vazamento na Cervejaria Petrópolis

Foi constatado que na cervejaria Petrópolis havia uma perda significante de vazamento de manuseio da amônia segundo estudos da própria fabrica. Explica o engenheiro Wanderley Zibordi, gerente de divisão de projetos da Cervejaria Petrópolis. "Se você adquire um sistema monobloco, pronto, já testado pelo fabricante, está menos sujeito a vazamentos".

O sistema de válvulas está instalado nos tanques com o objetivo de atuar como um meio de controle da refrigeração. O processo de fabricação de cerveja exige diversos níveis de temperatura, e o controle automatizado otimiza tempo e oferece ganhos em volume de produção, na segurança do processo e em qualidade do produto final.

Solução: Para a montagem desse processo o tempo gasto na montagem também diminuiu além da redução de possíveis pontos de vazamento. Em perspectiva, a solução "deve gerar redução de custos com seguro e redução no tempo das paradas para manutenção, pois a válvula monobloca ICF oferece menor risco de vazamento" e controle de vazão.

TEMPO E TEMPERATURA NA DISTRIBUIÇÃO DE

PREPARAÇÕES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO

E NUTRIÇÃO

Resumo

O objetivo, neste estudo, foi verificar se estava em conformidade a relação entre tempo e temperatura das refeições prontas para o consumo em um restaurante de alimentação coletiva. Foi verificado o horário em que os alimentos foram postos na distribuição e suas respectivas temperaturas. Ao término dos alimentos encontrados na distribuição, foi verificado novamente o horário e a temperatura por cinco dias úteis da semana. O arroz e o feijão apresentaram temperaturas adequadas conforme o recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A temperatura da carne iniciou adequadamente, porém, ao término da distribuição, apresentou temperatura abaixo do recomendado pela ANVISA, assim como a temperatura da salada cozida, que não apresentou conformidade em suas temperaturas. Concluiu-se que é de suma importância a adequação das temperaturas no momento da distribuição para que não ocorram contaminação nem proliferação de microrganismos.

Palavras-chave: Restaurante, microrganismos.

Introdução

Nas sociedades modernas, com as dificuldades impostas pelos deslocamentos e a extensa jornada de trabalho, um numeroso grupo de trabalhadores é impedido de realizar suas refeições regulares em família. Para essa expressiva camada da população, a refeição fora do lar, em unidades de alimentação e nutrição (UAN), é uma das alternativas viáveis (BRUNH, 1997; DAMASCENO ET al., 2002).

A UAN é considerada como a unidade de trabalho ou órgão de uma empresa que desempenha atividades relacionadas à nutrição, independente da situação que ocupa na escala hierárquica da entidade (TEIXEIRA ET al., 1990). De acordo com dados epidemiológicos disponíveis, as UANs, nas quais estão incluídos os restaurantes industriais, são umas das maiores fontes de surtos de doenças veiculadas por alimentos (ANDRADE; SILVA; BRABES, 2003).

Com o aumento do número de empresas no setor de refeições coletivas, cujo crescimento é de cerca de 20% ao ano, aumentam, também, as perspectivas de ocorrências de toxinfecções alimentares (FREITAS, 1995). Contribuindo para as condições sanitárias dos alimentos, existe a segurança alimentar, que, segundo Góes (2001), pode ser definido como o direito de todos os cidadãos terem acesso permanente aos alimentos necessários à vida, em quantidade e qualidade que a tornem digna e saudável.

Essas condições conferem às unidades produtoras de refeições coletivas, uma importância que merece destaque diante da responsabilidade pelo fornecimento de refeições adequadas e da sua influência no comportamento alimentar das pessoas por meio da educação nutricional. Entretanto, as preocupações com a qualidade do processo abarcam prioritariamente a qualidade higiênico-sanitária (PROENÇA, 1997). Desse modo, ao consumir alimentos que não estão de acordo com a Resolução 216 da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA, 2004), o consumidor pode desenvolver problemas de saúde.

Um dos fatores que pode prevenir alguns problemas de saúde é a temperatura do alimento, que representa o mais importante dentre os fatores que podem influir no crescimento dos microrganismos em alimentos (CHESCA ET al., 2001; OLIVEIRA ET al., 2003). A relação entre tempo e temperatura é importante para que se possa obter um produto com garantia de qualidade satisfatória (HOBBS; ROBERTS, 1998; STORCK ET al., 2003). Desse modo, no presente trabalho, objetivou-se verificar se está em conformidade a relação entre tempo e temperatura das refeições prontas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com